O crescimento fenomenal da tecnologia blockchain levanta preocupações e entusiasmo para o setor de contabilidade. Essa nova tecnologia na contabilidade criará uma relação simbiótica? Ou os profissionais precisam começar a procurar uma nova linha de trabalho?
Entre as muitas tendências tecnológicas disruptivas que afetam a maneira como os negócios são feitos, o blockchain é o menos conhecido dentro da área contábil. No entanto, em vista do seu impacto potencial, não é mais uma tendência que pode ser ignorada por mais tempo.
Veja, neste post, como o blockchain será capaz de transformar a vida do contador do futuro!
Qual é a importância do blockchain?
No mundo das transações on-line, o blockchain é cada vez mais importante, pois é por meio dele que o bitcoin, a moeda digital, é capaz de operar. Transações entre mercados diferentes, como Japão e Brasil, por exemplo, já podem ser realizadas com certa facilidade por meio destas moedas.
Percebe como há motivos suficientes para levarmos o blockchain a sério?
Mas, afinal, o que é o blockchain e como ele possibilita o funcionamento de moedas virtuais? Ele é uma estrutura de dados que representa a entrada da contabilidade financeira ou o registro de uma transação. Cada transação é digitalmente assinada para garantir sua autenticidade e impedir que seja adulterada. Desta maneira, elas podem ser consideradas confiáveis.
As criptomoedas são adequadas para registros financeiros ou qualquer outro tipo de transação que exija segurança, sigilo e rastreabilidade. Mais que isso, pode guardar outros segredos ainda desconhecidos, em termos de como pode influenciar o mundo.
Ela é capaz de controlar, registrar e assegurar as transações indica que pode se tornar a próxima força revolucionária no uso da tecnologia na contabilidade. O ponto principal é que ela se baseia no conceito de que as operações podem ser feitas diretamente sem serem processadas por uma instituição financeira. Trata-se de um grande livro digital onde elas são registradas cronologicamente e podem ser vistas por todos que têm acesso.
Quer um exemplo prático? O banco Santander adotou o blockchain para acelerar transações internacionais, operações em que é preciso fechar o câmbio, enviar uma ordem de pagamento ao exterior e receber, do destinatário do crédito, a informação de que os valores foram devidamente compensados.
Pelas vias tradicionais este tipo de transação custava ao correntista uma taxa de R$ 90 e levava, em média, dois dias úteis para compensar o valor no exterior. Com blockchain, o prazo caiu para 2 horas e a taxa cobrada dos clientes é zero.
Impactos do blockchain na contabilidade
Os impactos do blockchain para as empresas de contabilidade são absolutamente disruptivos. O setor já tem modificada, principalmente, a tradicional necessidade de manter os registros de todas as transações realizadas pelos clientes. Ao invés do gerenciamento privado dos livros contábeis em seus bancos de dados toda a administração é feita de maneira simultânea em um livro livro compartilhado. E o melhor: em tempo real!
O blockchain atua como um livro-razão indispensável, que inclui todos os registros dos clientes. A partir disso, a tecnologia permite atualizar os métodos de faturamento, documentação e processamento de pagamentos de tributos tanto para para empresas e grandes quanto pequenas.
Veja 3 dos principais impactos trazidos pelo blockchain no setor de contabilidade:
1. Os registros contábeis não são alteráveis
De acordo com a Harvard Business Review, o blockchain é um livro-razão aberto e distribuído que pode registrar as transações entre duas partes de forma eficiente, verificável e permanente.
Ao ser utilizado como um livro contábil distribuído, um bloco é gerenciado por uma rede ponto-a-ponto (peer-to-peer network) que se insere coletivamente a um protocolo para validar novos blocos. Uma vez registrados, os dados de qualquer bloco compõem uma cadeia em que não podem ser modificados retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes, evitando fraudes e sonegação.
2. O blockchain reduz consideravelmente o potencial de erros
O blockchain torna os processos contábeis mais fáceis e confiáveis, uma vez que as informações não podem ser modificadas e têm garantia contra falsificações.
Mais ainda! A tecnologia reduz a possibilidade de erro na hora de fazer uma auditoria e permite o gerenciamento mais fácil dos critérios de segurança, uma vez que é criptografada.
Se os agentes de uma determinada transação, por exemplo, nos itens contas a pagar ou a receber, forem identificados, tanto a data quanto a hora da transação serão verificadas. Assim os dados associados serão protegidos.
3. A contabilidade será em tempo real
Os dados contidos no blockchain são atualizados em tempo real e públicos, além de permanentes. Outra coisa importante é que os usuários podem verificar e auditar transações sem necessidade de um intermediário. Isso significa que se pode automatizar partes do processo de auditoria.
Faça uma comparação: se o processo anterior de escrituração de documentos fiscais, antes do surgimento da nota eletrônica era muito trabalhoso, com a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) os sistemas fiscais passaram a importar automaticamente tanto as notas de entrada quanto as de saída. Ocorre o mesmo com o blockchain: seus sistemas fiscal e contábil irão buscar todas as transações financeiras e comerciais dos seus clientes.
Deu para perceber agora o tamanho do impacto desta tecnologia?
Como a criptomoeda afetará o setor de contabilidade?
Um número crescente de empresas convencionais aceitam o bitcoin como pagamento. E à medida que mais negócios se juntam à economia de criptomoedas, as contabilidades que as atendem serão forçadas a incluir transações de criptomoeda em seus processos contábeis.
Além disso, os contadores que aceitam criptomoedas como o bitcoin para pagamento também se abrirão para os millennials que buscam empresas com criptografia para fazer negócios.Embora a contabilidade digital ainda não sinta em grande escala o impacto do blockchain é preciso estar atento para ajustar suas estratégias a esta tecnologia.
Afinal, já é corrente o impacto da tecnologia na contabilidade. E, por isso, o contador do futuro precisa ser um profissional inovador, que capte as tendências de mercado e se prepare para se adequar a elas.
Acostume-se a encarar estas tendências como oportunidades. Isto definirá a reação de sua empresa à medida que essa tecnologia continue a crescer e a impactar ainda mais os negócios. Acompanhe as novidades pelo nosso blog!