Hoje a palavra de ordem é a transformação digital, que traz disrupções e novas tecnologias para as empresas. A área da contabilidade já iniciou sua inovação tecnológica e muitas empresas vêm investindo intensamente em ferramentas que simplificam os processos rotineiros e otimizam o atendimento ao cliente.
Outra facilidade trazida pela transformação digital é o armazenamento em nuvem. Porém, antes de adotar sistemas inovadores, é preciso pensar em algo muito importante e por vezes esquecido: a cultura da empresa.
Contabilidade do futuro depende da cultura
Toda empresa de contabilidade tem uma cultura. Na verdade, a maioria delas evolui, em vez de ser criada. Todo mundo hoje quer ser digital. Mas para iniciar este processo sem a transformação cultural necessária será um desperdício de tempo e recursos. Isso pode comprometer a operação mais à frente.
É preciso se acostumar, cada vez mais, com uma nova cultura. O tempo antigo acabou, hoje as pessoas se comportam de maneiras diferentes.
É claro que a transformação digital é necessária, porém a mais importante delas é a transformação cultural na empresa. Sem uma cultura que leve você a enxergar os processos de mudança em sua empresa de forma sistêmica, nem adianta adotar novas tecnologias.
Como definição, cultura empresarial é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente e como esse ambiente evolui baseado nessas interações. Ela é extremamente importante para o sucesso e a saúde geral da sua empresa, seu pessoal e seus clientes. Portanto, é útil dedicar algum tempo a considerar por que a cultura da sua empresa é do jeito que é e por que é importante que continue assim (ou mude).
Quando se pergunta às empresas sobre sua cultura é comum elas afirmarem que acreditam no equilíbrio entre vida profissional e pessoal e que trata seus funcionários como família – e deixam por isso mesmo. Esses são elementos da cultura com certeza, mas não são os únicos. O que está faltando para as empresas é entender melhor o que é exatamente a sua cultura.
A razão para isso é que quando uma cultura está claramente definida será mais fácil atrair e reter os tipos certos de funcionários. O futuro da contabilidade depende de que essas empresas façam mais do que adotar as frases de efeito atuais. Como, por exemplo: “tratamos nossa equipe como uma família”, “trabalhamos duro e jogamos duro” ou “valorizamos o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.”
A questão é que uma cultura que realmente diferencia sua empresa exige um autoexame e algumas decisões filosóficas importantes. Em seguida, os resultados precisam ser levados em consideração em todas as decisões que se seguem.
Qual o impacto da cultura da empresa?
A cultura da empresa flui no seu negócio impactando em tudo. Nenhum departamento, equipe ou colaborador é deixado de lado. Veja abaixo uma lista clara de coisas que a cultura da empresa afeta:
- Atração e retenção de talentos – As pessoas querem fazer um trabalho que tenha significado para elas e estar no lugar a que pertencem;
- Bem-estar e desempenho dos funcionários – As pessoas que se sentem seguras e capazes de serem elas mesmas são mais felizes e têm um desempenho melhor.
- Experiência do cliente – O modo como você trata seu pessoal afeta o modo como eles tratam os clientes;
- Estratégia e tomada de decisão – A cultura ajuda você a saber por que e como deseja crescer;
- Inovação – Objetivo e valores fornecem um ‘resumo criativo’ de como adaptar um produto ou serviço;
- Diferenciação – A cultura ajuda você a se destacar por ser a melhor versão de si mesmo, não por encontrar um nicho diferente do resto.
Como saber qual é a cultura da sua empresa
O trabalho de encontrar a cultura de sua empresa é um exercício de destilação. Trata-se de entender o que é verdade sobre a empresa e refinar isso em uma estrutura clara na qual você possa acreditar.
A tarefa geralmente pertence a um fundador ou a uma equipe de liderança. Às vezes, é delegado ao RH, mas, no final, tende a envolver todas as pessoas na empresa.
Aqui estão algumas dicas para descobrir a cultura da empresa:
- Olhar em volta. O engraçado da cultura da empresa é que toda empresa tem uma. Olhe em volta. Por que as pessoas estão aqui? Como trabalham juntos? Sua cultura existe, quer você goste ou não. Apenas algumas empresas optam por defini-la e alimentá-la com cuidado e intenção. E outras não;
- Olhe para os líderes. Enquanto todos na organização afetam a cultura, os líderes têm a maior influência. A liderança é fundamentalmente incorporar e defender o que a empresa valoriza. Portanto, se os líderes modelarem a cultura, ela prosperará. Se não o fizerem, a empresa perderá credibilidade e não sobreviverá;
- Olhe para dentro, não para fora. Sua cultura é baseada em quem você é como empresa, não em quem os outros não são. Não se concentre em ser único, mas em ser autêntico. Quando você está realmente no seu melhor? Tentar ser diferente o deixa neurótico. Ser autêntico torna você confiável. No final, nada é mais exclusivo do que a verdadeira autenticidade;
- Procure clareza, crença e confiança. Definir seu objetivo e valores fornecerá clareza em que sua cultura se baseia. Mas, para transformar uma estrutura em uma cultura, é necessário que todos acreditem nela. Precisa ser a história que você conta todos os dias. Realmente viva isso: liderar e moldar seus processos, políticas e produtos ao seu redor;
- Preste atenção na resposta. O caminho para definir e viver sua cultura pode ser acidentado. O processo tem de ser profundo. As pessoas têm de ser abertas e vulneráveis Tomar decisões com base em seus valores às vezes pode ser difícil.
A cultura da empresa afeta tudo, desde a retenção de funcionários até o resultado final. Procure seus verdadeiros valores, viva-os e nutra-os todos os dias para manter sua equipe trabalhando para o mesmo objetivo.
Se quiser saber mais sobre como usar sua cultura para enfrentar o futuro na contabilidade, continue acompanhando nosso blog.