No contexto de transformação digital, vários setores têm sido desafiados a modernizarem sua estrutura e seus processos. Na área contábil não seria diferente. Cada vez mais, o contador e seu time precisam buscar ferramentas e tecnologia na contabilidade capazes de atender às novas demandas do escritório e dos clientes.
A adoção de um sistema de contabilidade é uma das iniciativas que pode ajudar muito na jornada de digitalização dos serviços contábeis. Contudo, o uso da tecnologia na contabilidade precisa ser bem planejado, para que a estratégia traga os melhores resultados possíveis.
Por isso, antes de você investir em uma solução de gestão contábil, é importante conhecer alguns critérios técnicos. O uso de APIs, por exemplo, é praticamente indispensável se você deseja que o seu sistema de contabilidade se conecte a outros softwares.
O que é uma API?
Se você quer garantir que o seu sistema de contabilidade seja capaz de interagir com outros softwares, precisa ter a certeza de que o provedor entrega uma solução com API.
Do inglês Application Program Interface, a ferramenta, como o nome sugere, é uma interface de programação de aplicativos. Em outras palavras, uma API é um padrão, que se baseia em rotinas e protocolos, para viabilizar a interação entre dois sistemas.
É a API que indica como os componentes de um software devem se relacionar com o outro. Desse modo, sistemas e serviços hospedados na nuvem têm condições de “conversar” entre si, para fazer a entrega dos recursos aos usuários.
Para usar uma analogia e exemplificar o conceito:
é possível dizer que a API faz o papel de uma ponte, que viabiliza a travessia de carros e pedestres, e conecta duas ruas diferentes.
Por que o uso de APIs na contabilidade é tão importante?
As APIs vêm ganhando destaque por serem capazes de impulsionar a digitalização dos serviços em diferentes plataformas. Sem o uso das interfaces de aplicação, fazer a integração de aplicativos seria muito mais difícil, complexo e demorado.
Usando uma API que permita conexão com o Facebook, por exemplo, uma empresa pode oferecer ao usuário a possibilidade de fazer login no sistema usando o nome de usuário e a senha da conta da rede social. Mais praticidade e rapidez no acesso.
Esse é apenas uma entre tantas outras aplicações possíveis. Se você já explora a tecnologia na contabilidade, certamente, em algum momento, irá ver na prática como as APIs podem otimizar processos no escritório e facilitar o desenvolvimento de novos serviços e produtos.
Tecnologia na contabilidade: uso de APIs no sistema contábil
A Thomson Reuters acompanha as tendências de transformação digital e as novas demandas dos escritórios de contabilidade conhecendo a realidade do setor.
Tanto é verdade que as Soluções Domínio, além de muitas outras funcionalidades, agora conta com a API dos ERPs. Com o uso dessa interface de integração, você pode ter as notas do tipo NF-e e NFC-e emitidas automaticamente pelo sistema ERP do seu cliente.
Trata-se do resultado dos esforços contínuos da Thomson Reuters para garantir a integração dos sistemas Domínio com os principais ERPs do mercado.
Ficou interessado neste processo e quer usar a API? Acesse a página oficial da integração com ERP para mais informações. A integração é gratuita e pode otimizar muito a rotina contábil, garantindo mais produtividade para o seu escritório e facilidade para os seus clientes.
Busque o seu provedor de ERP e solicite a integração via API para garantir a emissão de notas do tipo NF-e e NFC-e. Use a tecnologia na contabilidade para transformar o seu escritório contábil!