Enquanto o mundo ainda se adapta aos desafios da Indústria 4.0, surge um novo conceito: a Sociedade 5.0. Com a transformação da tecnologia, hoje a disponibilidade de dados e ferramentas, como a Inteligência Artificial, é tão vasta e poderosa que leva a novas formas de negócios, interações tecnológicas e sociais.
Todas essas disrupções afetam não apenas o setor industrial, mas a sociedade por inteiro. E o Japão já vislumbra o que é possível se aproveitar das inovações tecnológicas para construir a sociedade do futuro.
Curioso para saber como a Sociedade 5.0 afetará a humanidade? Acompanhe o artigo.
O conceito de Sociedade 5.0
A Sociedade 5.0 é uma revolução que promete colocar o mundo a favor das pessoas, reposicionando as tecnologias para melhorar a qualidade de vida da humanidade.
Todas as tecnologias criadas na Indústria 4.0 serão usadas para melhorar a sociedade. Desde big data e analytics, passando por robôs autônomos, Internet das Coisas, cibersegurança, cloud computing até impressão 3D e realidade aumentada.
Dentre os objetivos da Sociedade 5.0 estão a resolução de vários desafios humanos como nos libertar do estresse de dirigir, ter acesso às últimas inovações médicas em qualquer lugar e por preços baixos. Além disso aumentar as habilidades humanas, fazendo uso de inteligência artificial e robótica. Veja as vantagens da implementação da Sociedade 5.0 neste vídeo: https://youtu.be/SYrv6kOsU1o.
A nova era da Sociedade 5.0 passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e que a sociedade terá de se adaptar. Em vez de inimigos, os sistemas inteligentes serão usados para combater o envelhecimento, reduzir as desigualdades sociais, limitação da energia elétrica e melhorar a segurança pública. Isso sem falar na solução de problemas ocasionados por desastres naturais.
Os três valores principais da Sociedade 5.0
A Sociedade 5.0 será sustentada por vários pilares conceituais, mas três dos principais valores-chave deste modo de vida são:
Qualidade de vida
O objetivo é que nossas vidas se tornem mais confortáveis, independentemente de idade ou gênero. O trabalho pesado praticamente desaparecerá graças à automação, permitindo às pessoas utilizar o tempo para realizar tarefas mais importantes.
Inclusão
A Sociedade 5.0 permitirá que todos tenham acesso igual aos benefícios da tecnologia. A inclusão é um valor-chave, pois do contrário a desigualdade provavelmente seria acentuada na Sociedade 5.0.
Sustentabilidade
A competição entre empresas resultou em invenções que mudaram o mundo. Mas essa lógica trouxe um efeito devastador como a exploração sem controle dos recursos do planeta: degradação de ecossistemas, extinção de espécies, escassez de recursos e mudanças climáticas.
Na Sociedade 5.0, a evolução e adoção das tecnologias não será possível sem sustentabilidade. O principal fator aqui é a expansão das energias renováveis e o abandono de combustíveis fósseis.
Onde o conceito surgiu
O conceito de Sociedade 5.0 nasceu no Japão em 2016, quando o governo lançou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. Trata-se de um documento que define políticas de inovação a serem estimuladas pelo país até 2021.
No plano, o conceito de Sociedade 5.0 foi definido como uma sociedade a que o Japão deveria aspirar no futuro. Mas foi na CeBIT 2017, feira de negócios digitais, realizada na Alemanha, que ele foi divulgado oficialmente para o mundo.
Veja neste vídeo como o Japão antecipa a Sociedade 5.0 na CeBIT 2017:
E por que Sociedade 5.0? Porque sucede outros quatro momentos da sociedade humana citados abaixo:
- Sociedade da caça (1.0): quando a espécie surgiu, os seres humanos eram caçadores-coletores. Eram nômades, pois migravam para outro lugar quando a oferta de alimento escasseava;
- Sociedade da agricultura (2.0): com a revolução das técnicas de cultivo de alimentos, marcou a transição do modo de vida nômade para o sedentário e permitiu a explosão populacional no planeta;
- Sociedade industrial (3.0): o surgimento dos motores a vapor resultou na revolução industrial, no aumento na produção de bens de consumo;
- Sociedade da informação (4.0): onde os dados são o fator-chave. Com a aparição dos computadores, o mundo ficou digital. A criação de conhecimento da informação ainda é realizada pelos humanos. Porém, no quinto estágio da sociedade humana, isso será feito pela inteligência artificial.
Os impactos da Sociedade 5.0
O que a Sociedade 5.0 representa é a convergência de todas as inovações para facilitar a vida dos seres humanos. Os dados acumulados no ciberespaço são analisados pela inteligência artificial, criando diversas formas de interação com os humanos no espaço físico.
Pessoas, objetos e sistemas são conectados para otimizar os resultados e produzir valores que, antes, não eram possíveis de obter.
O projeto já trouxe uma grande discussão para as empresas no Brasil, que agora buscam entender os impactos e benefícios da adoção deste conceito.
Os impactos serão o papel fundamental que essas soluções desempenharão dentro das mais diversas áreas, como saúde, educação, financeiro, entre outros.
Esse modelo oferecerá os serviços necessários para o bem-estar a qualquer hora, em qualquer lugar e para qualquer pessoa, graças ao planejamento de cidades totalmente conectadas (as chamadas smart cities).
Principais benefícios da Sociedade 5.0
A implementação do conceito nas empresas traz como principais benefícios a agilidade na entrega e facilidade de encontrar as informações. Além disso, os resultados internos podem ser otimizados, já que haverá mais tempo para identificar problemas e, consequentemente, facilidade para resolvê-los.
No entanto, para colocar em prática o conceito de Sociedade 5.0, é necessário que as empresas realmente entendam os principais problemas do usuário. Depois, têm de colocá-lo no centro de toda operação e resolver seu problema de forma rápida e eficiente.
Esta mudança é muito importante para o mercado, pois implica estudar o comportamento do usuário para oferecer a melhor experiência e qualidade de vida.
Nas empresas, a Sociedade 5.0 vai transformá-las de dentro para fora, unindo várias tecnologias para atender melhor todos os seus usuários. Nenhum setor do mercado escapará desta revolução, sob o risco de desaparecer.
Por isso, vários empreendedores, entre os quais os contadores do futuro já estão se antecipando, com a incorporação da tecnologia na contabilidade.Quer saber mais sobre o assunto e as tendências para o futuro da área tributária? Siga acompanhando o blog.