Facebook Pixel Code Como criar um bom site para o escritório de contabilidade?
×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
contadora acessando site para o escritório de contabilidade
Abrir escritório contábil

Como criar um bom site para o escritório de contabilidade?

Adriano Ferreira
21 novembro 2019 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Em tempos de transformação digital e modernização dos processos do escritório, o contador precisa se manter atento a uma série de aspectos de diferenciação. São eles que destacam a empresa de contabilidade em um mercado altamente competitivo

Dentre tantos, um dos aspectos que requer investimento é a construção de um bom site. Afinal, esse é o cartão de visita da empresa no mundo digital. Se um potencial cliente quer saber mais sobre a consultoria contábil, certamente ele irá buscar o seu site.

Contudo, de pouco ou quase nada adianta manter um site com falhas, conteúdo defasado e layout carregado. É preciso pensar em como oferecer a melhor experiência para o cliente já no espaço digital do escritório.

Mas, afinal, como diferenciar um bom site de outro que deixa a desejar? O fundamental é seguir um conjunto de boas práticas, que podem orientá-lo na construção da melhor vitrine digital.

Avance na leitura do artigo e descubra o que você deve considerar na criação de um site completo.

Criação de site para o escritório de contabilidade: o que é ideal?


1- Design equilibrado e minimalista

Nem sempre o contador tem o olhar treinado para pensar no layout da página do escritório contábil. É difícil saber ao certo qual a estrutura, as cores a serem aplicadas e o formato e quantidade de conteúdo ideais para o site.

De todo modo, alguns princípios são universais. O contador precisa saber que quando se trata de comunicação, na maioria das vezes, menos é mais. Por isso, uma das recomendações para a construção de um bom site é evitar incluir muitas imagens e textos em uma única página. 

Busque pela sobriedade das informações, imagens, textos e até o tom de voz tratado nas descrições das páginas.

Quando você deixa um site sobrecarregado, a leitura se torna mais confusa para o usuário, que tem dificuldade, inclusive, para localizar as informações mais relevantes sobre os serviços prestados. Lembre-se: construir um site leve e minimalista, com espaços em branco, facilita a compreensão do conteúdo e destaca os pontos realmente importantes, como os botões de call to action mais impactantes. 

2 – Usar da criatividade, mas sem exageiros

Em termos de design, é preciso ser criativo e explorar os diversos formatos de conteúdo que podem ser usados na composição do site. O apelo visual, com o uso de imagens, ilustrações, vídeos e animações, é cada vez mais necessário e eficaz.

Isso porque quando bem elaborado este tipo de material tem potencial para impactar o visitante do site, levando à memorização do conteúdo relevante. A imagem tem o poder de gerar emoções marcantes e aproximar as pessoas das empresas.

Na criação do site, é possível, por exemplo, incluir fotos dos  profissionais do time de contabilidade. Essa é uma maneira de humanizar a comunicação digital e convidar o usuário para a interação!

3 – Ser compatível com dispositivos móveis

Há algum tempo os desktops deixaram de ser o principal meio de acesso à internet. Na era do mobile, as pessoas usam, cada vez mais, os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para usar a rede, trocar mensagens, consumir conteúdo e buscar novos parceiros de negócios.

Daí a importância de construir um site que proporcione uma boa experiência mobile para os usuários. Uma página acessível somente a partir de desktops irá restringir (e muito) o acesso, privando potenciais clientes da navegação na sua página. Portanto, priorize a construção de um site que seja compatível com dispositivos móveis. 

Um site com template responsivo, que se adapta à resolução da tela em que é exibido, favorece muito a experiência do usuário e aumenta o engajamento. Além disso, o Google favorece o posicionamento dos sites mobile friendly nos resultados de pesquisa.

Para saber exatamente como o seu público consome conteúdo, use os dados fornecidos pelo Google Analytics. Ele aponta qual dispositivo os visitantes do seu site usam para acessar a página. Aproveite essas informações para melhorar a experiência do usuário!

4 – Usar boas práticas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) visam à otimização do site para que ele seja melhor compreendido pelas ferramentas de busca. Na prática, quando aplicadas são voltadas para a melhoria do posicionamento de sites e blogs nos principais buscadores, como o Google. 

Portanto, é fundamental estruturar o site considerando as técnicas SEO. Somente dessa maneira o escritório contábil pode aumentar o número de visitantes no site e ainda ganhar destaque nos resultados dos buscadores.

O desafio, então, é adaptar o site, para atender aos diversos critérios exigidos para otimização e garantir um bom posicionamento. Um dos melhores recursos para obter sucesso com SEO é o uso estratégico das palavras-chave para indexação do site. 

Além disso, usando os recursos de otimização, é possível garantir também a navegabilidade e a usabilidade do conteúdo.

5 – Atualizar regularmente o conteúdo

Você já se sentiu frustrado ao acessar uma página e vê-la totalmente desatualizada? Certamente, sim! Infelizmente, empresas de todos os segmentos. À medida que as mudanças acontecem na empresa, o contador precisa ter em mente que elas também precisam ser atualizadas na página do escritório. Caso contrário, as chances de deixar o cliente confuso e insatisfeito são grandes.

Lembre-se de checar e alterar, quando preciso, informações como horário de funcionamento, e-mail de contato e número de telefone. Além disso, se tiver um chat incorporado ao blog, mantenha-o atualizado e ativo pelo menos no horário comercial.

Muitas empresas, incorporam também um blog na estrutura do site para publicação de conteúdo relevante em formato de artigos e materiais ricos.  Contudo, é fundamental manter uma periodicidade bem definida. Quando o blog não é atualizado regularmente, com novos materiais, o usuário não tem razão para retornar e ler o mesmo conteúdo. Se optar por construir um blog com conteúdos sobre contabilidade, mantenha os clientes atualizados com informações úteis e relevantes.

Saiba mais sobre as Soluções Domínio e como podem te ajudar na construção da trajetória de seu escritório contábil.

Adriano Ferreira

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.

Dominiosistemas SiteRetargeting