Gerenciar um escritório contábil exige uma série de habilidades e competências do contador. É preciso saber como investir os recursos, como recrutar as pessoas certas, selecionar os serviços ideais para cada parceiro e se manter próximo a eles. Ah! Você também precisa garantir a atração de novos clientes, certo? São muitas tarefas.
Mas a boa notícia é que as redes sociais podem ajudá-lo em algumas delas. Isso mesmo! As plataformas podem se converter em ótimas ferramentas para manter a aproximação de clientes e atrair novos parceiros. Isso porque elas permitem divulgar informações sobre a empresa, promoções e outras informações relevantes para o seu público.
Explorar o potencial das redes sociais, investindo em uma estratégia de marketing contábil consistente, é uma das melhores maneiras de fazer seu escritório crescer. Afinal, o seu público está na internet.
De acordo com pesquisa recente realizada pela Comscore, o Brasil é o país que mais acessa redes sociais na América Latina. Diariamente, o brasileiro gasta, em média, 1h22 navegando nas diferentes plataformas, como Instagram, Facebook e LinkedIn. No YouTube, os usuários assistem, em média, 46 minutos de vídeo por dia.
Os dados confirmam: o seu cliente está nas redes sociais e o escritório também precisa marcar presença nelas. Agora, você quer saber por onde começar a usá-las?
Nesse artigo, apresentamos um passo a passo para que você consiga começar a atração de clientes nas plataformas.
Ótima leitura!
O potencial das redes sociais na atração de clientes
Ao fortalecer a imagem do escritório contábil nesses canais, você se posiciona de modo que a sua marca esteja sempre no topo da mente dos clientes.
Esse tipo de estratégia é fundamental tanto para o relacionamento com os seus atuais parceiros, como também para a atração de clientes. Muitas vezes, é por ali que você esclarece uma dúvida de um cliente atual. Ou, então, que começa a atender um potencial cliente.
O fato é que, hoje, estar nas redes sociais é o melhor cartão de visita que você pode ter. Afinal, seu alcance é ilimitado. Veja, a seguir, como construir uma estratégia de marketing contábil nas redes sociais.
Antes, se quiser explorar mais o tema, leia o artigo: Marketing contábil: 6 dicas para conquistar clientes.
O que é preciso para elaborar uma estratégia nas redes sociais
1. Tenha perfis corporativos
Pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar. Qualquer interação com o seu público deve ser feita a partir de uma fanpage ou conta corporativa, usando a identidade visual e de marca do escritório contábil. O mesmo cuidado vale para as postagens: elas precisam abordar temas institucionais e de interesse do seu público.
2. Estude primeiro, para montar uma estratégia de redes sociais consistente
É importante conhecer os recursos, as funcionalidades e os potenciais de uso de cada rede social. Portanto, antes de construir uma estratégia para a atração de clientes estude e aprenda sobre as ferramentas. Caso não se sinta seguro ou não tenha tempo para fazer a gestão de redes sociais, considere contratar uma agência de marketing digital. O investimento será pago com a atração de clientes.
Quer saber mais sobre o tema? Confira o nosso artigo: “Os segredos do marketing na estratégia da contabilidade digital.”
3. Desenvolva conteúdo para conectar-se com seu público
Para construir uma estratégia consistente de redes sociais, você precisa conhecer quem são as personas do seu escritório, ou seja, o perfil dos seus potenciais clientes. Com essa informação em mente torna-se mais fácil ser assertivo na construção de conteúdo.
Conheça as demandas de conhecimento e a realidade do seu cliente para publicar postagens relevantes nas redes sociais. Conheça a “dor”, a necessidade do seu cliente e ofereça a solução, o serviço, do seu escritório. Isso vai permitir que você ganhe autoridade quando o assunto é contábil.
4. Esteja on-line e responda rápido
Lembre-se que uma vez feita a postagem, você deve interagir com o seu público, respondendo às dúvidas, comentários e possíveis reclamações dos usuários. Essa resposta é importante tanto para quem deixou a mensagem quanto para quem lê as interações.
Ou seja, a interação é fundamental para a conquista e a aproximação de clientes. Se achar necessário, invista na terceirização dessa tarefa contratando um profissional externo.
5. Analise os indicadores
Os resultados das suas postagens nas redes sociais irão nortear a sua estratégia de marketing contábil. É com base nas reações, interações e comentários que você pode compreender o comportamento e os hábitos do seu público. Portanto, meça sempre os resultados de cada publicação e avalie os resultados. Assim, você poderá identificar se está no caminho certo.
6. Faça a revisão da estratégia de redes sociais e adapte, se for preciso
Se você tem registrado poucas curtidas, comentários e compartilhamentos nas postagens, precisa rever sua estratégia. Para garantir a conquista, aproximação de clientes e a retenção você precisa produzir conteúdos mais úteis e interessantes.
Muitas vezes, ajustes pontuais podem ajudá-lo a acertar nas ações e gerar mais engajamento. Vale lembrar que, além de marcar presença nas redes sociais, você precisa ter um site institucional completo. Saiba como no artigo 7 dicas para ter um site de sucesso.
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