Você já sabe que ser um contador digital significa estar sempre em contato com a tecnologia para dar conta das rotinas contábeis. Mas se você ainda tem dúvidas de que pode se tornar o contador do futuro, se o medo das próximas décadas lhe assombra, você precisa saber que pode contar com a parceria certa.
Descobrir que não está sozinho na busca pela permanência no mercado da contabilidade é um alívio. E as Soluções Domínio da Thomson Reuters, pode proporcionar isso a você ao oferecer ferramentas que tornam seu escritório digital. Elas garantem o que você precisa para confiar no futuro:
- respostas confiáveis,
- softwares estáveis,
- integração total e
- responsabilidade com os resultados do cliente.
Afinal de contas, as transformações são profundas e você deve se firmar na garantia de oferecer o melhor ao cliente, para se manter no mercado.
Olhando para esse cenário, em pesquisa sobre as principais transformações da classe contábil, a Thomson Reuters levantou que 95% dos entrevistados consideram que suas atribuições mudarão nos próximos anos. A responsável por essas transformações, para os entrevistados, é, claro, a tecnologia.
No entanto, é preciso investigar melhor como a contabilidade digital impacta os profissionais e os escritórios contábeis.
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) mostra o quão profunda e irreversível é a mudança. A digitalização dos livros fiscais tornou mais fácil a tarefa da Receita Federa do Brasil (RFB) de recuperar valores por meio de autuações. Reaver R$ 143,4 bilhões é a meta para o ano calendário de 2017.
O cerco se fecha ao redor dos seus clientes e do seu escritório. Qualquer nota não escriturada pode ser motivo para se tornar um dos 14 mil contribuintes na mira.
Quanto mais bem feito for o seu trabalho, menores as chances de enrosco e perda de controle sobre a saúde fiscal do seu escritório e das empresas assessoradas por ele.
Confie na tecnologia para ser o contador digital
É humanamente impensável lidar de modo braçal com a quantidade de documentos fiscais e a rapidez com que devem ser organizados. Então, nada mais lógico do que atividades demasiadamente manuais não sejam mais executadas por você.
Mas cuidado com as tecnologias oferecidas por aí. Há novas ofertas no mercado todos os dias, no entanto, apenas algumas são dignas de confiança, ao entregar resultado e garantir a segurança nos processos.
Descubra a seguir quais são as principais tendências de mercado, quais os sistemas que realmente agregam e em quais atividades eles já são ou serão aplicados! Estar atento a tudo isso ajudará seu escritório a crescer.
As principais tarefas automatizadas na contabilidade digital
A Thomson Reuters anda de mãos dadas com a tecnologia e quer fazer o mesmo com o seu escritório. Por isso, sempre busca entender o mercado e incorporar tendências às suas soluções para melhorar as ofertas.
Os principais software que levam a marca Domínio já tornaram automáticas rotinas contábeis repetitivas. Isso porque seus desenvolvedores sabem que na próxima década 9 tarefas serão automatizadas na contabilidade digital.
São as listadas a seguir, de acordo com a importância que exercem no mercado contábil:
1º lugar – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
2º lugar – COLEÇÃO DE DADOS
3º lugar – SUBMISSÃO / ARQUIVAMENTO DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO
4º lugar – GERAÇÃO DE RELATÓRIO
5º lugar – PREP DE RETORNO DE IMPOSTO
6º lugar – RECORDES FINANCEIROS
7º lugar – COMUNICAÇÕES COM O CLIENTE
8º lugar – PLANOS DE NEGÓCIOS
9º lugar – AUDITORIA
O software para contador já automatiza quase todas essas atividades, de modo total ou parcial. A escrituração contábil, por exemplo, depende apenas de alguns cliques para ser concluída com o sistema contábil da Domínio.
Em 2018, a utilização da plataforma Onvio tornou as informações de clientes acessíveis e operáveis a partir da nuvem, um conceito que 89% dos contadores ainda têm dificuldade de entender.
Cada vez mais a profissão fiscal estará atrelada ao conhecimento sobre a tecnologia, como você constatará nos próximos tópicos.
Avanço do Big Data e as novas competências do contador digital
Informação é a primeira matéria-prima da contabilidade. Hoje, esse insumo que dá origem ao produto contábil ganhou um habitat digital: o Big Data. Imagine um mar de dados e entenderá que conceito novo é este.
E compreender a tecnologia é a nova missão do contador digital!
Para ler um oceano de informações, existem programas específicos de varredura. Esses algoritmos inteligentes vão às profundezas dos dados e trazem novos sentidos e interpretações apresentados em relatórios e dashboards prontos para o contador interpretar.
O Contábil da Domínio já conta com esses recursos e traz tudo o que o profissional contábil necessita para ser mais estratégico e traduzir números em ações.
Não é à toa que a figuras novas surgem nessa evolução. O CAO (Chief Accounting Officer) está surgindo para ocupar cargos como o do CFO (Chief Financial Officer).
Contabilidade em aprovação de projetos
A contabilidade é tão estratégica que há muito tempo já é fator decisivo para a conquista de incentivos públicos e privados.
Imagine, por exemplo, uma startup que almeja conquistar aportes. Se ela mostrar que tem os livros contábeis e o fluxo de caixa em dia deixará o investidor mais seguro sobre o retorno financeiro.
O mesmo ocorre em grandes empresas que pleiteiam financiamento público para desenvolver projetos específicos. Há uma série de documentos que precisam ser providenciados. O mesmo ocorre quando é necessário um financiamento bancário.
Nenhuma agência fomentadora ou instituição financeira correrá riscos à toa. Por isso, fornecer o máximo de informações sobre o histórico financeiro das empresas é tão importante.
Esse é o papel do contador: oferecer a seus clientes documentos que ajudem a comprovar a credibilidade deles no mercado. Um sistema como o Contábil mantém as informações sempre à mão e disponíveis para serem compartilhadas. O que facilita o trabalho do profissional fiscal.
Afinal de contas, a tecnologia só simplificou esses trâmites! E existe uma ideal para o seu escritório.
Sistema de contabilidade para escritórios de vários portes
Todo mundo quer começar grande. Mas esse nem sempre é o melhor caminho para fundamentar uma base sólida para o desenvolvimento do escritório. Sabendo disso, a Domínio Sistemas desenvolveu tecnologias que acompanham a sua história.
Se você tem um escritório novo ou está há muitos anos no mercado, existe um Contábil do tamanho ideal para alavancar o crescimento do seu negócio.
Para quem tem muitos anos de mercado e é uma liderança na contabilidade, o melhor sistema é o Contábil Premium. Além de módulos básicos, você tem acesso a informações exclusivas e estratégicas de mercado. O que se torna um diferencial e reforça o perfil estratégico que você deve desenvolver perante o cliente.
Com esses benefícios, o seu escritório já pode pensar em trocar de software. Como a migração de dados de tantos clientes não é tão simples, a Domínio oferece todo o suporte necessário para minimizar impactos.
O mesmo vale para escritórios que buscam melhorar a performance dos processos, mas estão em uma fase de reavaliação do próprio crescimento. Ou seja, precisam de uma mudança, mas com cautela e foco da revisão de atividades internas. Neste caso, Contábil Plus é o sistema ideal.
Na versão plus, o escritório reforça o relacionamento com o cliente e ainda faz a gestão de todos os documentos e da produtividade do time. Com esse sistema, você tem acesso ainda a recursos para dar conta do básico da contabilidade.
Para quem está começando ou quer sair das planilhas e sistemas limitados, o Contábil Start oferece recursos de automatização das principais tarefas. A escrita fiscal, a folha de pagamento e a geração de demonstrativos contábeis se tornam quase 100% automatizadas e totalmente confiáveis.
Ser um contador digital e ver o escritório crescer, mais do que nunca, significa estar além de tarefas repetitivas e automatizáveis. Cada vez mais a sua relevância estará pautada na capacidade de ler cenários e ajudar os clientes a tomarem boas decisões. A contabilidade digital e suas tecnologias permitem tudo isso!