Empresas e pessoas cada vez mais se beneficiam das inovações que as tecnologias trazem. Porém tantos avanços também levam a problemas graves. Como todas as informações são digitais, aumenta o interesse de criminosos no seu acesso e utilização para os mais diversos fins. Saiba como o ONVIO pode te ajudar.
Os hackers estão mirando todo tipo de empresa, inclusive as contábeis. Isso significa que é preciso que o contador do futuro esteja protegido!
Até porque você não precisa zelar apenas pela sua contabilidade, mas também pelas informações preciosas dos seus clientes. Mas será que sua empresa seria ‘à prova’ de um ataque?
O futuro da contabilidade depende de proteção enérgica e intensiva. Veja, neste post, a importância da proteção e como a utilização de uma ferramenta em nuvem como o ONVIO pode ajudar.
O mundo na mira dos cibercriminosos
O governo americano realizou um ataque virtual ao Irã em repreensão à derrubada de um drone americano por aquele país. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) também já anunciou que poderá responder na mesma moeda aos ataques feitos pela Rússia ou outros inimigos.
O cenário é de extrema atenção e cada vez mais aumenta o temor de uma ciberguerra mundial. Os ataques com fins políticos, como os descritos acima, têm um gigantesco potencial. Porém a grande ‘massa’ deste tipo de crime tem como alvo empresas e pessoas.
O Cert (Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores) registrou, apenas no Brasil, mais de 676 mil incidentes em 2018, considerando apenas os ataques reportados ao órgão. O número foi menor do que em 2017, mas quase o dobro de 2014.
Mas a queda não é motivo de vitória. O Brasil continua líder na América Latina em número de ataques de acordo com a Symantec, seguido pelo México, Venezuela e Argentina.
A importância da proteção para o futuro da contabilidade
O Fisco de alguns países, como os Estados Unidos, costuma lançar campanhas de conscientização alertando que os hackers estão se segmentando com golpes cada vez mais criativos e difíceis de detectar. É preciso que o contador do futuro tome medidas para evitar violações de segurança de dados.
Inclusive o Comitê Consultivo de Administração Fiscal Eletrônica americano observou que menos da metade dos profissionais de contabilidade está ciente de suas responsabilidades e poucos profissionais implementaram as práticas de segurança necessárias.
E, se nos Estados Unidos a situação é alarmante, com certeza a realidade deve ser parecida na América do Sul. É preciso ter um plano de segurança e procedimentos atualizados. Caso contrário, os danos podem ser irreversíveis.
Um único ponto de acesso é tudo o que os criminosos precisam para causar um caos inimaginável. E as táticas são as mais diversas: phishing, fraudes de telefone, suborno (de um funcionário descontente, por exemplo), entre outros. Pense que qualquer pessoa pode roubar uma senha se ela estiver anexada ao computador com um post-it – e este é o passaporte que o hacker mal-intencionado precisa para causar um grande dano.
Além disso, se um vírus se infiltrar em seu sistema, ele pode ficar inativo por meses coletando informações como senhas adicionais, dados do cliente, comunicações internas – e aguardando o momento certo para atacar.
Quando os hackers procuram as empresas dos contadores do futuro geralmente procuram informações que possam roubar e vender, ou mesmo alterar os dados que já estão inseridos no sistema.
Mas a forma mais comum pela qual os criminosos têm acesso não é por meio de algum engenhoso ataque, mas sim por meio de funcionários que, inadvertidamente, clicam em algo que não deveriam.
O futuro da contabilidade depende de uma cultura de vigilância
É fácil ser enganado. Criminosos são tão inovadores em imitar as comunicações profissionais que muitas vezes é impossível dizer se um e-mail é legítimo apenas olhando para ele.
Em muitos casos, algumas correções simples podem fazer uma enorme diferença. Por exemplo, estima-se que um hacker dedicado possa decodificar qualquer senha aleatória com oito letras minúsculas em cerca de dois dias. No entanto, basta adicionar uma letra maiúscula e um asterisco e o mesmo hacker levaria mais de dois séculos para descobri-la.
Criar uma cultura de vigilância, com a educação dos colaboradores sobre a necessidade de protocolos de segurança rígidos, também é importante. É responsabilidade do contador do futuro gerenciar seus funcionários, como eles acessam o sistema e de que maneira interagem com os clientes.
ONVIO é a ferramenta definitiva na segurança dos dados do contador do futuro
Além da conscientização e treinamento dos funcionários é importante também que todas as informações que são armazenadas pelo escritório contábil estejam seguras. E isso inclui a utilização de tecnologias como a computação em nuvem.
Nela todos os dados não estão mais dentro dos computadores da empresa, mas sim em servidores altamente protegidos. Sua utilização minimiza, principalmente, crimes como o phishing e o ramsonware.
Não quer ser vítima? Utilizar um software de gestão baseado em cloud computing, como o ONVIO, é a saída para ter inovação e não ser refém de cibercriminosos. Desenvolvido a partir de uma plataforma on-line, a solução irá fazer a gestão de todas as necessidades do escritório. Mais liberdade para que contadores e clientes gerem resultados juntos, trabalhando cada vez mais próximos.
Com muito mais mobilidade, o ONVIO é a tradução na prática dos conceitos de cloud computing na contabilidade. Ele será capaz de levar sua empresa a um novo patamar de relacionamento com o cliente.
E o que é mais importante: com confiança! O ONVIO conta com todos os padrões globais de segurança da Thomson Reuters , uma empresa global de tecnologia. Diga adeus às dores de cabeça de TI (Tecnologia da Informação).
A segurança em nível corporativo com várias camadas de defesa tanto digital como física mantém os dados da sua empresa e de seus clientes protegidos. O sistema de autenticação é multifator e realizado em 2 passos, como o utilizado no e-Mail do Google, por exemplo.
O contador do futuro pode, agora, trabalhar mais tranquilo. Com o ONVIO, o futuro da contabilidade está ao alcance tanto de profissionais como de clientes.