A tecnologia vem transformando o modo como as pessoas se relacionam entre si, mas não apenas isso. As profissões também vem sendo impactadas com o seu avanço. Há quem acredite, inclusive, que a consultoria contábil e a contabilidade gerencial.
Segundo dados do Instituto Update, divulgados em pesquisa em junho de 2018, o Brasil enfrenta a maior crise política dos últimos 30 anos. Em paralelo, as dificuldades econômicas também se arrastam e a retomada do crescimento ainda é lenta.
Ao contador, cabe o desafio de se reinventar. Por isso, um dos melhores caminhos é apostar no próprio negócio. Se antes esse profissional era apenas um “guarda livros”, com a missão de fazer diversos cálculos e acompanhar a situação financeira da empresa, hoje ele pode ir muito além.
Para acompanhar a transformação digital é preciso incorporar tecnologia na contabilidade e visualizar novas possibilidades.
Que tal oferecer os seus serviços on-line? Ou, ainda, prestar consultoria contábil para empresas de um nicho específico, se tornando referência naquela área? Outra alternativa: oferecer conteúdo técnico sobre Sped e escrituração como produto para empresários. Pense longe: a internet não tem fronteiras.
Quer saber como dar os primeiros passos na sua jornada como empreendedor? Leia o artigo completo.
Como dar os primeiros passos na sua jornada como empreendedor
1. O medo das transformações pode cegar
As mudanças estão acontecendo em um ritmo veloz e é preciso acompanhar essas movimentações. Não dá para esperar as coisas acontecerem e se consolidarem para só depois buscar entender as novidades e o que mudou, na prática. Da mesma maneira, você também não precisa temer o que está por vir.
O comportamento mais adequado é se manter atento, acompanhando as tendências e transformações, e, sempre que possível, participando delas. Assim como é necessário se atualizar em relação legislação e às obrigações fiscais, é preciso também buscar ferramentas e técnicas inovadoras para oferecer mais ao cliente.
Já pensou, por exemplo, que hoje você pode guardar os dados e documentos fiscais na nuvem, dispensando qualquer forma de armazenamento físico? Ou, ainda, que a automatização de alguns processos promete simplificar muito a rotina do escritório, otimizando os seus recursos, e tornando-o muito mais produtivo e estratégico?
As mudanças estão acontecendo em um ritmo acelerado, mas também trazendo uma série de alternativas e funcionalidades antes inimagináveis. Não tenha medo e mantenha-se aberto para o novo.
2. Sabe o que você aprendeu? Imagine diferente com referências atuais
Não importa quando você conheceu as rotinas fiscais e aprendeu a gerenciar o fluxo e os processos da área. O fato é que eles não mudaram da água para o vinho. A essência da escrituração, por exemplo, é a mesma. A diferença é que agora ela é feita com o SPED, ou seja, em uma plataforma digital que armazena e valida os livros e documentos contábeis e fiscais emitidos de forma eletrônica.
Esse exemplo deixa claro que a tecnologia na contabilidade não trouxe novos alicerces ou pilares norteadores, reinventando a prática da atividade. Pelo contrário, a transformação digital vem fornecendo ferramentas e técnicas que oferecem suporte para as atividades do contador, otimizando sua rotina.
Dessa forma, libera o profissional de tarefas meramente operacionais para que ele assuma papéis mais importantes concentrando-se em uma atuação muito mais focada nos objetivos e estratégica.
3. Estude o mercado
Sem planejamento, você pode comprometer o seu sucesso antes mesmo de começar. Pode parecer exagero, mas essa máxima se aplica tanto ao desenvolvimento de carreira como também de um empreendimento. Daí, a importância de investir em um estudo de mercado e fazer um plano de negócios detalhado, que seja capaz de orientá-lo em sua jornada como empresário.
Com o estudo de mercado você pode:
- Analisar a demanda, ou seja, o número de consumidores e suas necessidades;
- Caracterizar o produto ou serviço a ser ofertado;
- Analisar as condições de comercialização;
- Fazer uma estimativa do faturamento/receita do empreendimento ao longo de sua vida útil.
Sabe aquele medo das transformações que já foi mencionado? Ele desaparece quando você investe em planejamento e está convicto do plano que irá executar. Acima de tudo, com o estudo de mercado e o planejamento feitos, acredite em você e no projeto que tem em mãos.
4. Ouse pensar fora da caixa
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 1996, apenas 1,98% dos contadores estavam interessados em contribuir para o crescimento dos seus clientes. Já em 2016, segundo o SEBRAE, esse número já ultrapassava os 70%.
Isso quer dizer que os contadores se sentem muito mais aptos a participar da construção e da execução da estratégia dos clientes. Mas essas são apenas algumas das possibilidades que estão ao seu alcance.
Esse é o momento de ir além, ser criativo e buscar inovar na oferta de serviços e na rotina de atividades também. Ao abrir um escritório de contabilidade, pense em quais conceitos, técnicas, metodologias e soluções tecnológicas podem ser incorporadas ao seu negócio. Um software contábil, por exemplo, traz uma série de facilidades para você, sua equipe e seus clientes.
A inovação beneficia todos os envolvidos nos processos e impacta nos resultados do escritório, melhorando a performance.
5. Sinta-se seguro para arriscar
Depois de seguir os passos já elencados, você estará muito mais confiante. Afinal, além de conhecer o mercado e o seu projeto, terá incorporado novas soluções e boas práticas. Mais do que isso, já estará visualizando as transformações e as oportunidades a partir de uma perspectiva muito mais positiva.
Abrir um escritório de contabilidade é, sim, um ótimo negócio. Porém, é essencial que você se mantenha sempre à frente do seu projeto, inovando e buscando estratégias muito mais coerentes com esse novo tempo e, claro, mais assertivas.
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