Para qualquer contador que deseja dar um passo além na sua profissão, sem dúvida as redes sociais são uma poderosa aliada. E você já havia pensado que o LinkedIn é uma excelente ferramenta a ser explorada?
Mas como seria o uso do LinkedIn pelos contadores? Quais são as melhores práticas? É o que você vai aprender ao ler este post.
Desvende os mistérios do LinkedIn para contadores
O LinkedIn é a maior rede social do mundo para empresas e profissionais. É um ano mais velho que o Facebook. Mais importante, é uma ferramenta poderosa para profissionais de contabilidade que buscam obter uma vantagem em um mercado de trabalho competitivo.
E não importa o objetivo: recolocação profissional, atração de novos clientes ou mesmo construção da sua marca pessoal.
Se você fizer uma pesquisa no Google sobre você mesmo, há uma boa chance de que seu perfil do LinkedIn seja um dos melhores resultados. E, se o seu perfil no LinkedIn for incompleto, essa não é a primeira impressão que se deseja causar a alguém que poderia ser um cliente, colega ou empregador.
7 melhores práticas de LinkedIn para contadores
Pense no LinkedIn para contadores como um currículo estendido. Deve fornecer detalhes de sua experiência profissional, mas de forma que dê ao leitor uma noção melhor de sua personalidade e ambições de carreira.
1- Use uma foto de perfil profissional
Não subestime a importância de uma boa foto em seu perfil do LinkedIn. É a primeira das melhores práticas, já que personaliza seu perfil e ajuda novos contatos a reconhecê-lo.
Mas deixe as fotos descontraídas e informais para o Facebook ou Instagram. Ao escolher uma imagem, opte por uma foto de rosto profissional de alta qualidade que se pareceria com a página “Sobre nós” de uma empresa em seu site.
2- Escolha o título
Se você não escolher seu próprio título, o LinkedIn usará automaticamente o seu cargo atual. Um título personalizado se destacará e tornará seu perfil visível para clientes em potencial e que procuram alguém com suas habilidades especiais no LinkedIn.
Use-o para indicar claramente o que você faz e o setor em que trabalha. Por exemplo, “contabilidade em ascensão e com experiência em assessoria financeira com foco no cliente” pode funcionar. Mas mantenha a realidade e fique longe de experiências inventadas.
3- Use o resumo do LinkedIn com inteligência
Sua seção de resumo é uma visão geral de sua carreira até o momento. Ao dizer isso, guarde a maior parte dos detalhes para a seção de ‘experiência’ do seu perfil.
Use então o resumo para se apresentar à sua rede de contatos, abordando suas habilidades, destaques de carreira, objetivos e motivações. E, embora possa ser tentador incluir toda a sua experiência, seja breve e agradável – não mais do que algumas frases.
4- Destaque sua experiência
Assim como no seu currículo, sua experiência deve fornecer uma visão completa de sua carreira. Para cada posição que você ocupou, inclua a organização, localização, a função, há quanto tempo você trabalhou lá e uma descrição da função. Certifique-se de destacar quaisquer realizações ou projetos notáveis nos quais tenha trabalhado.
5- Peça recomendações
Não tenha medo de pedir recomendações a clientes, colegas, professores universitários ou quaisquer outros contatos profissionais relevantes. Permitir que outros profissionais respeitados façam elogios será uma chancela de que os seus serviços são confiáveis.
Mas não basta apenas ter um perfil para ser relevante dentro do LinkedIn. As melhores práticas incluem também postagens periódicas que precisam, inclusive, ser planejadas. As dicas seguintes ajudarão a melhorar a sua performance e alcançar mais pessoas nesta rede social.
6- Conheça o seu público
Muitas pessoas diferentes verão seu perfil. Se você tentar falar com todos ao mesmo tempo, sua mensagem ficará confusa. Identifique o grupo mais útil para se engajar e concentre seu perfil e conteúdo nessas pessoas.
Por exemplo, se você deseja atrair novos clientes, fale diretamente com o mercado-alvo que você atende: proprietários de empresas, pessoas físicas, entre outros. Ou se seus objetivos de negócios exigem que você seja visto como um especialista, crie conexões com associações de classe e outros influenciadores da área.
7- As mensagens que seu público precisa ter
Depois de saber exatamente quem é o seu público-alvo, considere o que precisam ouvir de você. Os melhores comunicadores não se concentram no que querem dizer, mas nas informações que seu público precisa ou deseja receber. Este é o cerne da sua marca pessoal.
Entender como você deseja ser visto é uma etapa crítica para ser eficaz no LinkedIn. Imagine que você está falando com o visitante do seu perfil. O que você destacaria? Você se concentraria na sua experiência, na sua paixão pelo trabalho ou na sua capacidade única de resolver os problemas deles? É nisso que seu perfil deve se concentrar.
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