Muito possivelmente, assim como tantas outras pessoas, você também se surpreendia com aquelas previsões futuristas que há pouco tempo pareciam distantes. Quem diria, por exemplo, que o gaveteiro de documentos daria lugar a um sistema de armazenamento em nuvem, que dispensa estrutura física? O fato é que a transformação digital, que vem sendo impulsionada pelo avanço da inteligência artificial (IA), traz uma série de novas possibilidades.
Você, contador do futuro, já conhece todas elas?
Já pensou em como a tecnologia na contabilidade pode contribuir para o desenvolvimento do escritório contábil?
Agora, mais do que em qualquer outro tempo, o fortalecimento da sua empresa só será possível com o amplo investimento em novas ferramentas e metodologias.
Quer entender o conceito de IA e visualizar, na prática, como ela pode ser aplicada na realidade do escritório? Então, esse post é pra você.
O que é inteligência artificial?
A IA pode ser definida como a capacidade das máquinas pensarem como seres humanos. Com a tecnologia de machine learning, elas ganham condições de raciocinar, perceber, deliberar e decidir qual ação tomar de forma racional e inteligente.
Embora a IA tenha começado a se desenvolver em ritmo acelerado na última década, isso não quer dizer que o conceito seja novo. Pelo contrário, o termo foi criado ainda no século passado, mais precisamente em 1956, por John McCarthy, quando ele definiu a inteligência artificial como “a ciência e a engenharia de produzir máquinas inteligentes”.
Com tamanho potencial, a IA vem transformando a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia e, principalmente, como os processos funcionam. Da indústria, passando pela comunicação até a gestão de empresas, assim como na rotina das residências e nas tarefas cotidianas: absolutamente tudo vem sendo reinventado por meio do uso e da apropriação da tecnologia na contabilidade.
Como a inteligência artificial é construída?
A IA é baseada em uma combinação de diferentes tecnologias que permitem melhorar, continuamente, a experiência dos usuários.
Quando você recebe recomendações personalizadas e resultados de pesquisa no seu smartphone, por exemplo, várias tecnologias estão trabalhando de forma combinada para tornar essa experiência, baseada em IA, possível.
Em suma, são essas ferramentas que permitem o aprendizado da máquina e elevam as expectativas dos usuários sobre as possibilidades e funcionalidades que estão por vir. Basicamente, a inteligência artificial é estrutura com base em três áreas centrais da ciência da computação. Juntos, esses elementos não só viabilizam o avanço da IA como também apontam para um futuro em que as máquinas terão muito mais inteligência e autonomia para conduzir uma série de outros processos.
Veja como essas ferramentas contribuem para o funcionamento da IA.
1 Machine Learning
Essa tecnologia avança à medida que os computadores conseguem aprender apenas com o mínimo de programação. A programação para uma máquina passa a não ser feita com base em várias regras, com um prazo mínimo de retorno do resultado. Com o machine learning, essa máquina aprende tais regras por conta própria, tendo como base os dados alimentados, chegando ao resultado de forma autônoma.
É o que acontece, por exemplo, quando você recebe as recomendações personalizadas na tela inicial da Netflix. O aprendizado da máquina é a força motriz da inteligência artificial.
2 Deep Learning
Essa é a camada do aprendizado de máquina que usa algoritmos complexos para imitar a rede neural do cérebro, na tentativa de aprender uma área do conhecimento com pouca ou nenhuma supervisão.
Isso é possível porque os algoritmos de deep learning têm a inteligência necessária para reconhecer voz e linguagem natural, imagens e processos de aprendizado por conta própria. As conexões das redes neurais artificiais propagam os dados seguindo o mesmo fluxo da cadeia do pensamento humano.
3 Processamento de Linguagem Natural (PNL)
Essa é a tecnologia que completa o ciclo lógico da IA. O PNL usa as técnica de aprendizado da máquina para identificar padrões em conjuntos de dados e reconhecer a linguagem natural.
Já existem no mercado chatbots, assistentes virtuais, treinados para fazer a análise de sentimentos. Esse movimento só é possível porque o PNL é usado. Neste caso, os algoritmos buscam padrões em postagens de redes sociais e, com base nelas, podem compreender como os clientes se sentem em relação a marcas e produtos específicos.
Como a IA pode ser aplicada no escritório contábil?
A IA na contabilidade já vem sendo usada para automatização de funções básicas como fazer chamadas telefônicas. Contudo, o potencial de aplicação é ilimitado e o melhor: a sua contribuição pode pautar tomadas de decisões, novos projetos e até o desenvolvimento de estratégias corporativas.
Na área contábil, a IA já vem sendo incorporada por escritórios para automatização de uma série de processos, tais como:
- Calcular tributos;
- Realizar classificação fiscal de documentos;
- Identificar pontos de auditoria;
- Analisar comportamento de indicadores de resultados;
Além disso, o avanço da IA permitirá que o modelo de negócios dos escritórios de contabilidade seja reinventado. A estrutura, os processos, a qualidade da prestação de serviços, o relacionamento com os clientes, os resultados: tudo pode mudar daqui em diante com a incorporação de uma estratégia de IA.
E já existem projetos em desenvolvimento que visam tornar possível a:
- Automatização dos processos internos do escritório contábil com a computação cognitiva;
- Automatização do relacionamento com o cliente com o machine learning;
- Detecção de riscos tributários e trabalhistas;
- Sugestão de ações preventivas com base em tendências e comportamentos;
- Identificação automatizada de regras de cálculo e enquadramento tributário.
Todavia, essa reinvenção está apenas começando. A grande revolução ocorrerá a partir do momento que os sistemas – contábil, fiscal e folha – adotarem processos robotizados (RPA), integrando-os com outras tecnologias e ferramentas.
Daqui algum tempo, você, contador do futuro, pode ter uma assistente virtual que o ajude a lembrar do documento faltante para fechar a folha de pagamento. E não somente isso. Ela pode ainda cobrar essa documentação do cliente, fazer o fechamento da folha e incluir no eSocial. Incrível não é mesmo?
Quer compreender como a IA já pode ser incorporada na realidade do escritório? Leia o nosso post sobre chatbots que pode te ajudar na gestão contábil.