Uma das coisas mais complicadas na rotina de um gestor contábil é conseguir se manter a par de todas as mudanças que acontecem nesse mercado. Afinal, nossa demanda tributária é extremamente volátil e constantemente leis são alteradas, obrigações são prorrogadas e medidas são criadas, o que acaba impactando o dia a dia de quem trabalha em um escritório. Por conta disso, estar atento a essas mudanças não é só uma necessidade, mas também uma gestão contra riscos e multas, tanto para o seu escritório quanto para seus clientes. Neste contexto, usar a ferramenta gratuita do Google, chamada de Google Alerts, te ajuda a acompanhar essas alterações com mais facilidade em meio a rotina atribulada do escritório. E não é só isso, o Google Alerts também pode ser um grande aliado do seu negócio quando o assunto é análise de concorrentes e estratégia de marketing. Ou seja, uma ferramenta essencial que precisa fazer parte do seu dia a dia.
Por isso, neste conteúdo, irei explicar melhor o que é o Google Alerts, como configurá-lo e como utilizá-lo a favor do seu escritório.
Vamos lá?
O que é Google Alerts?
Assim como o Google Meu Negócio, o Google Alerts é mais uma ferramenta gratuita do buscador que pode ser uma grande aliada do seu negócio. Isso porque, ela permite que você monitore termos, palavras e assuntos do seu interesse em toda a internet. Dessa forma, ela faz a varredura dos sites da Web e assim que um conteúdo relacionado ao seu tema de interesse é publicado na rede, a ferramenta o identifica e notifica você por e-mail com um link desse conteúdo.
Além disso, o Google Alerts é um serviço totalmente customizável, o que possibilita a você, além da pesquisa de termos, assuntos e palavras específicas, configurar a ferramenta com a periodicidade de avisos, os tipos de conteúdo que você deseja receber relacionados ao seu assunto, os idiomas, a localização e mais uma porção de coisas.
Como criar um Google Alerts?
Agora que você conhece todo o potencial do Google Alerts, deve estar ansioso para configurar o seu e receber esses avisos, certo?
Então, siga o passo a passo comigo:
1 – Acesse a plataforma
O primeiro passo para iniciar a configuração do Google Alerts é acessar a plataforma e realizar o login na sua conta Google:
Ponto importante: Conforme eu citei no tópico acima, o Google Alerts encaminha as notificações do seu alerta para o seu e-mail do Google. Por isso, ao realizar essa configuração, é importante acompanhar o e-mail cadastrado de forma periódica.
2 – Escolha os termos ou palavras
Primeira etapa concluída, agora você deve selecionar os termos, assuntos e palavras que deseja que a ferramenta monitora para você.
Por exemplo, se a entrega da ECF está próxima, que tal cadastrar esse tema? Assim, caso o Fisco altere a sua data ou realize qualquer outro tipo de mudança, você será avisado. Isso vale para as demais obrigações, legislações, entre outros.
Feito isso, clique no botão escrito “Mais opções” para adicionar outros detalhes ao seu alerta, como: região, frequência, idioma, conteúdo.
3 – Crie o alerta
Depois de realizar essas definições, clique em “Criar Alerta”
Prontinho! Seu Google Alerts está prontamente configurado! Mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? Agora você receberá em seu e-mail as informações importantes sobre o negócio.
Como usar o Google Alerts para potencializar as estratégias do seu escritório?
Como você viu, o Google Alerts, além de ser fácil de configurar, é muito útil e permite que você acompanhe em tempo real as alterações e mudanças que você precisa. Porém, ele também pode ser uma peça-chave do seu escritório quando o assunto for marketing digital.
Veja abaixo como ele pode contribuir com esse tema:
1 – Monitoramento dos comentários sobre o seu escritório
O Google Alerts te ajuda a monitorar os comentários sobre o seu escritório na internet.
Basta adicionar o nome da sua empresa e a URL do seu site no Google Alerts para acompanhar de perto tudo o que as pessoas falam sobre a sua empresa.
Assim, caso algo negativo esteja repercutindo sobre o seu escritório, a ferramenta permitirá que você tome conhecimento imediato e dê uma resposta ágil para um cliente insatisfeito. Além disso, essa funcionalidade também ajuda na manutenção do relacionamento mais próximo com seus clientes e parceiros.
2 – Ideias para conteúdo
Com a ajuda do Google Alerts, você também pode monitorar determinados assuntos relacionados ao seu nicho e obter ideias para criar conteúdo para o blog, materias ricos e redes sociais do seu escritório.
Ou seja, você pode detectar as tendencias no mesmo instante em que elas forem indexadas no Google. Isso dará tempo de sobra para você abordar o assunto em suas redes, ser um dos primeiros a falar sobre o tema e, claro, se colocar à frente da concorrência.
3 – Monitoramento da Concorrência
E falando de concorrência, o Google Alerts também te ajuda a ficar de olho em como os seus concorrentes estão se posicionando sobre os principais assuntos do mercado.
Isso porque, a plataforma permite que você rastreie como seus maiores concorrentes estão usando os principais termos de conteúdo. Assim, você pode não só otimizar os seus posts, deixando os ainda melhores, como pode usar o conteúdo dos seus concorrentes como inspiração.
Pronto para adicionar o Google Alerts a estratégia do seu escritório?
Como pode ver, o Google Alerts é um recurso simples de usar e configurar. Além de ser uma ferramenta gratuita, que pode ser usada para obter ideias de conteúdos, acompanhar as notícias que saem sobre o seu escritório, seus concorrentes, as tendencias do seu mercado, entre outros assuntos do seu interesse.
Portanto, agora que você sabe como ela funciona e como configurá-la, que tal adicionar mais essa ferramenta a estratégia do seu escritório?
Até o próximo conteúdo!