Você pode ser o consultor confiável de seus clientes ou seu historiador financeiro. O futuro da contabilidade está aqui. Você está pronto para seguir em frente?
“A única constante é a mudança.” Um velho clichê, com certeza. Mas só porque é um clichê, não torna irrelevante. Quando se trata do seu escritório de contabilidade e do trabalho que você faz, definitivamente esse ditado se aplica. Novos regulamentos, novas regras, nova legislação federal e estadual, mudanças nas expectativas de seus clientes – todos trabalham juntos para tornar seu trabalho um desafio todos os dias.
A profissão contábil está mudando. Está evoluindo rapidamente e de maneiras que exigirão que você modifique sua abordagem no atendimento ao cliente se quiser criar um negócio sustentável e lucrativo.
Nos últimos 500 anos, desde que a escrituração de dupla entrada foi inventada (e considerada um dos maiores avanços nos negócios e no comércio), as práticas contábeis não mudaram muito. No entanto, com os avanços da inteligência artificial, automação e outras novas tecnologias, o setor de contabilidade está enfrentando uma mudança dramática. O futuro da contabilidade está repleto de oportunidades se você puder alterar sua mentalidade para deixar de se concentrar nos serviços de conformidade tradicionais para focar em serviços de consultoria.
Você está olhando para a frente ou está apegado ao passado?
Seus clientes estão sempre ansiosos. Eles estão sempre tentando antecipar mercados, economia, receitas e despesas. Você vai olhar para a frente com eles – e caminhar ao lado deles para ajudá-los a ter sucesso – ou olhar para trás e fornecer serviços reativos que, na verdade, a maioria de seus concorrentes pode oferecer?
Considere uma analogia bem simples. Digamos que você leve seu carro para um serviço agendado. Você quer trabalhar com um mecânico que só faz o trabalho recomendado pelo fabricante, ou quer trabalhar com alguém que também antecipa possíveis problemas e oferece uma variedade de soluções para abordá-los proativamente? Uma delas cria um vínculo duradouro que não apenas garante sua confiança, mas também resulta em uma reputação melhor e mais receita para o mecânico – não apenas por enquanto, mas também a longo prazo.
Aproveite a tecnologia para impulsionar um novo modelo de negócios
Abraçar a mudança em como você faz negócios envolve a adoção de tecnologias que suportam o seu novo modelo de negócios. Tecnologias emergentes permitem que você trabalhe mais rápido, mais barato e com mais precisão. Eles proporcionam eficiências que deixam você e sua equipe com mais tempo para assessorar seus clientes e precise de menos tempo gerenciando seus negócios. Seu maior trunfo não é quão bem você pode processar números; é sobre sua capacidade de avaliar qualquer situação do cliente e fornecer orientação especializada para melhorar essa situação. Novas ferramentas de tecnologia ajudam você a fazer isso com mais regularidade, ajudando você a:
– Minerar dados para alavancar informações do cliente em conselhos acionáveis.
– Comunicação e segurança em nuvem que economizam tempo para você e seus clientes.
– Gerenciamento de fluxo de trabalho para tornar seus processos de negócios mais eficientes e precisos para você e sua equipe.
Evoluir para uma contabilidade consultiva significa usar ferramentas que lhe dão mais tempo.
Avançando: o futuro da contabilidade
Para conquistar e reter clientes na evolução da profissão contábil, você precisa demonstrar valor além do processamento de declarações fiscais. Você precisa ir além de ser um negócio transacional e passar a ser um negócio de consultoria. Com uma proliferação de serviços que oferecem a apuração de impostos, seus clientes precisam de alguém que possa planejar com eles, aconselhá-los, acompanhá-los e ajudá-los a ter sucesso.
Alterar seu modelo de negócios também significa alterar seu modelo de preços. O preço dos seus serviços não devem refletir apenas como uma diferenciação, mas também deve ser um indicador mais preciso do valor real daquilo que você e sua empresa fornecem. Você se tornará mais lucrativo se seus clientes entenderem que você não está apenas cobrando pelo seu tempo, mas pela sua expertise e pelo seu valor.
Gerando conexões
As apurações fiscais são como você tem tradicionalmente ganhado a vida. Mas estabelecer conexões duradouras e significativas é como você constrói um negócio sustentável e lucrativo. É como você retém clientes e como esses clientes trazem mais clientes para você. E isso não é apenas o crescimento baseado em referência, mas também o crescimento multi-geracional. É por isso que um modelo de negócios de consultoria, não um modelo de negócios tradicional, é a chave para o seu sucesso.
O caminho daqui para a frente
Fazer a transição para ser um consultor proativo não precisa acontecer de uma só vez. Faça um inventário de seus clientes, seus mercados-alvo e seus conjuntos de habilidades. Comece a mudar a maneira como você fala sobre sua empresa, como sua empresa está estruturada e como seus serviços são precificados. Ouça seus clientes e mergulhe profundamente na identificação de suas necessidades, tanto agora quanto no futuro. Este não é apenas um inventário das necessidades do cliente, mas um diálogo contínuo. A melhor maneira de conhecer seus clientes é nunca assumir que você os conhece.
O futuro da contabilidade já está aqui. Sua empresa estará por perto para se beneficiar disso?