A maioria dos contadores tem interesse em oferecer serviços de folha de pagamento às empresas. Porém, muitos não sabem como iniciar essa conversa com seus clientes.
O fato é que utilizar um software confiável para gerir as folhas dos funcionários é outro grande benefício da tecnologia na contabilidade.
Isso sem contar que, ao automatizar vários processos e reduzir as chances de erros dentro das empresas, os contadores ganham tempo para ir além no seu trabalho e oferecer algo a mais: uma consultoria contábil.
Dessa forma, esses profissionais posicionam-se como verdadeiros parceiros dos seus clientes, contribuindo para o seu crescimento e alcance das metas estipuladas.
Independentemente do tamanho e do segmento do negócio, basta ter apenas um funcionário para precisar fazer a gestão da sua folha de pagamento. Pode parecer algo simples, mas não é. Esse processo envolve muitos detalhes e troca de informações. Um simples erro pode causar grandes prejuízos.
Hoje em dia, muitas empresas fazem toda a gestão da folha de pagamento dos seus funcionários dentro de casa. Porém, terceirizar esse serviço pode ser uma excelente alternativa, pois sobra mais tempo para o departamento de Recursos Humanos cuidar da gestão de pessoas e de outras atividades com impacto direto nos resultados da companhia.
Além disso, um escritório contábil possui expertise no assunto e um time de contadores apto a realizar a folha de pagamento com segurança e assertividade.
5 perguntas fundamentais sobre folha de pagamento
1. Como a empresa está lidando com a folha de pagamento?
Uma ótima maneira de iniciar essa conversa sobre serviços de folha de pagamento é questionar os clientes sobre como eles trabalham no momento. Isso leva-os a refletir sobre o que poderia ser melhorado e possíveis mudanças.
Essa pergunta abre as portas para que eles reflitam sobre as suas dores e necessidades, sem colocar pressão. A partir da resposta, será possível descobrir quais soluções eles utilizam no momento e onde há espaços para melhorias nos processos ou redução de erros.
As informações levantadas com essa primeira questão permitem desenvolver a melhor abordagem para oferecer os seus serviços a partir da realidade de cada companhia.
2. Quanto tempo a empresa gasta em folha de pagamento por mês?
É muito provável que a maioria dos seus clientes gaste mais tempo do que deveria fazendo a gestão da folha de pagamento dos colaboradores. E considerando a máxima “tempo é dinheiro”, essa é uma excelente oportunidade para mostrar com números por que eles deveriam terceirizar esse serviço.
Essa questão abre espaço para entrar em temas como gerenciamento do tempo e eficiência do departamento.
3. Já aconteceram erros de RH ou de folha de pagamento e a empresa foi multada por causa disso?
Fazer o gerenciamento das folhas de pagamento envolve uma série de detalhes, os quais podem ser confusos se o serviço não for realizado por um especialista.
Entre as falhas mais comuns estão errar a classificação de um funcionário ou o valor de algum imposto.
O problema é que esses erros, quando identificados pelos órgãos do governo, resultam em notificações e multas para a empresa.
Quando isso se repete com frequência, o prejuízo pode ser alto. Essa questão é ótima para destacar a importância de contar com a expertise de um contador nesse momento e oferecer seus serviços.
4. É difícil obter dados da folha de pagamento no software de contabilidade?
As informações que compõem a folha de pagamento são importantes para o negócio e precisam ser revisadas de tempos em tempos.
Portanto, contar com um software de folha de pagamento fácil de usar é muito importante, pois agiliza o dia a dia do profissional responsável por esse serviço.
Se a equipe enfrenta dificuldades para acessar essas informações e checar esses dados, está aí mais uma excelente oportunidade para oferecer os seus serviços.
5. Quanto se gasta em serviços de folha de pagamento?
Os gastos com folha de pagamento, geralmente, têm um grande impacto na operação e é preciso acompanhá-los de perto e ter a certeza de estar incluindo o valor correto no fluxo de caixa da empresa.
Ao fazer esse questionamento, é possível orientar seus clientes de que eles, provavelmente, estão gastando mais com folha de pagamento do que imaginam. Essa é uma ótima chance de ajudá-los a entender esses custos e encontrar oportunidades de reduzi-los.
O escritório contábil está apto a oferecer esse serviço?
Essa é uma questão essencial a fazer a você mesmo antes de se responsabilizar pela folha de pagamento dos seus clientes. Mais do que ter com uma equipe especializada, é fundamental contar com um bom software contábil.
As Soluções Domínio da Thomson Reuters podem ser a escolha ideal para o momento do seu escritório, Com o Módulo Folha, o seu escritório contábil tem informações completas sobre as obrigações trabalhistas que devem ser prestadas a cada funcionário.
Entre as muitas funcionalidades estão simulação de férias e rescisão, rotinas automáticas de folha de pagamento, painel de pendências do eSocial, parcelamento de encargos, atualização automáticas de tabelas e exportação de recibo de pagamento.
A partir das respostas às cinco perguntas que listamos acima é possível iniciar uma conversa sobre folha de pagamento com os clientes e explorar as vantagens de terceirizar esse serviço.
Leia também os 4 desafios na gestão financeira de um escritório contábil e como enfrentá-los.