À medida que nos aprofundamos na era da inovação, realizar a digitalização do negócio torna-se cada vez mais importante.
Desde a modernização da TI e a digitalização das operações até o aproveitamento máximo da crescente quantidade de oportunidades que o mundo digital oferece, uma transformação digital em finanças e contabilidade rapidamente se torna um requisito para a sobrevivência no mercado.
Neste guia para empreender na digitalização do negócio, discutiremos os 3 pilares da transformação digital contábil.
Como inovar na contabilidade
Pilar 1: configuração da tecnologia
O primeiro pilar da transformação digital contábil é a modernização da atual configuração de TI (Tecnologia da Informação). Na digitalização do negócio, um dos primeiros passos é a digitalização de todos os documentos contábeis, fiscais e financeiros do escritório.
Isso pode ser feito por meio de scanners, aplicativos de captura de imagens ou até mesmo por meio de serviços de terceirização.
O uso de tecnologias em nuvem também é de fundamental importância. Permite acessar dados e informações contábeis de qualquer lugar e a qualquer momento, o que aumenta a mobilidade e a flexibilidade dos serviços prestados.
Depois de concluída, uma configuração de TI fornecerá aos colaboradores as ferramentas mais recentes e atualizadas que aumentam a produtividade e a eficiência, além de reduzir os custos de manutenção de TI.
É provável que as empresas que estejam olhando para a transformação digital em finanças e contabilidade já estejam no processo de adoção desse pilar, mas concluir o processo de digitalização do negócio primeiro é o que permitirá continuar na jornada para uma inovação mais completa.
Pilar 2: operações digitalizadas no escritório
Digitalizar suas operações existentes significa otimizar e simplificar todos os processos existentes por meio da automação sempre que possível. Isso é alcançado por meio de ferramentas como a IA e Internet das Coisas, por exemplo.
Primeiro identifique todo e qualquer processo analógico que possa ser digitalizado com o objetivo de reduzir a carga de trabalho manual dos contadores. Isso pode incluir tarefas como lançamento de dados contábeis, cálculo de impostos e emissão de relatórios.
Alguns podem achar esta etapa relativamente simples, enquanto outros podem precisar reformular toda a sua operação.
Mas, embora isso possa parecer assustador, o processo não apenas levará sua empresa à velocidade digital, mas estabelecerá as bases para o crescimento futuro e a adoção de tecnologias cada vez mais novas e eficientes no futuro.
Leia mais sobre Cloud Computing na contabilidade em nosso outro artigo.
Pagamentos digitais também fazem parte
Os pagamentos são outra área crucial em que a transformação digital da contabilidade pode fornecer grandes benefícios aos negócios.
Com os pagamentos digitalizados continuando a crescer em popularidade, agora é imperativo que as empresas passando por transformações digitais incorporem as mais recentes tecnologias de pagamento em seu processo de digitalização.
Permitem a automação de muitos processos financeiros, como a conciliação bancária e o controle de recebimentos e pagamentos. Isso melhora a gestão financeira do escritório contábil, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
Seguros e confiáveis, uma vez que envolvem criptografia de dados e autenticação para proteger as informações financeiras e evitar fraudes, os pagamentos digitais são processados em tempo real, o que reduz o tempo de espera para a conclusão das transações financeiras.
Além disso, são mais rápidos e eficientes do que as transações em dinheiro ou cheques. São mais baratos do que os métodos de pagamento tradicionais, uma vez que não exigem deslocamentos físicos e outros custos associados.
Contabilidade Digital: o que é?
A contabilidade digital é a utilização de tecnologia para otimizar processos contábeis e financeiros, tornando-os mais ágeis, eficientes e precisos.
A utilização da contabilidade digital é cada vez mais importante para empresas e escritórios contábeis que buscam se manter competitivos no mercado atual. Algumas das principais razões pelas quais a utilização é fundamental incluem:
- Automatização de processos: a contabilidade digital permite a automatização de processos, como a classificação de despesas, a emissão de faturas e a conciliação bancária. Isso reduz a carga de trabalho manual e aumenta a eficiência e a precisão dos processos contábeis;
- Acesso remoto aos dados: é possível acessar informações e dados financeiros de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenham acesso à internet. Isso permite que os contadores trabalhem de forma mais flexível e remota, o que é especialmente importante durante o trabalho híbrido;
- Integração de sistemas: os softwares de contabilidade digital podem ser integrados a outros sistemas, como sistemas de vendas e compras, tornando o processo de contabilização mais rápido e eficiente;
- Geração de relatórios em tempo real: permite que os contadores gerem relatórios financeiros em tempo real, fornecendo informações valiosas sobre a saúde financeira da empresa. Isso auxilia na tomada de decisão e na identificação de oportunidades de melhoria;
- Segurança dos dados: os sistemas de contabilidade digital possuem recursos de segurança que garantem a proteção dos dados financeiros e contábeis da empresa. Isso evita perdas e vazamento de informações sensíveis.
Pilar 3: Novas oportunidades trazidas pela digitalização do negócio
Concluir sua transformação digital em finanças e contabilidade abre novas oportunidades que não existiriam se a sua empresa permanecesse analógica.
O processo permite conquistar novas oportunidades de receita e adotar um posicionamento mais competitivo no mercado. Conheça o Domínio Web da Thomson Reuters.
A digitalização do negócio abre também novas formas de venda, levando a mais alcance e conveniência para os clientes com redução dos custos operacionais e menor desperdício.
Continue a leitura com os Top 7 desafios das empresas de contabilidade, e como superá-los.