Com a consolidação da Black Friday no Brasil, uma época de promoções inspirada no evento americano, o mercado brasileiro se prepara para um aumento nas vendas, atraídos principalmente por descontos expressivo de preços.
Em 2022, o evento atingiu um faturamento que ultrapassou a marca de 6 bilhões, conforme indicado pelos dados da Neotrust em parceria com a ClearSale, empresas de inteligência de mercado digital brasileiro.
Mesmo que faturamento no período tenha sido menor em relação à 2021, o estudo para 2023 prevê aumento de 12,6% no faturamento, alcançando quase R$7 bilhões.
Neste artigo, mergulharemos nos impactos do aumento vertiginoso das vendas durante a Black Friday sobre as operações contábeis. Exploraremos como os escritórios de contabilidade podem se preparar para o inevitável aumento na demanda e como a utilização inteligente da tecnologia pode ser fundamental para gerenciar a intensa atividade desse período.
Desafios contábeis durante a Black Friday
Embora muitos associem a Black Friday a grandes descontos, o comportamento dos consumidores brasileiros difere um pouco. Muitos economizam durante o ano para aproveitar os descontos nesse período, permitindo-se adquirir produtos premium e de maior valor.
Segundo um estudo da Globo em parceria com a PiniOn, 60% dessas compras serão feitas com cartão de crédito, um crescimento de 6% em relação a 2022, quando a modalidade foi responsável por 54% dos pagamentos da Black Friday.
Esse comportamento do público, além de trazer aumento para uma modalidade de pagamento, também tem impactos volume de operações feitas no dia, com efeitos nos números de faturamento previstos para 2023, como já mencionado.
Volume de transações e a necessidade de estratégias eficientes
Além do incremento no faturamento, a projeção da Neotrust indica um aumento de 11,4% no número de pedidos em relação a 2022, atingindo 11,09 milhões, principalmente concentrados na própria sexta-feira da Black Friday, quando preveem mais de 5 milhões de pedidos.
Esse aumento no volume de transações também impacta diretamente os escritórios de contabilidade, responsáveis, por exemplo, pelo gerenciamento das notas fiscais emitidas por seus clientes durante a Black Friday.
Dessa forma, é essencial contar com ferramentas capazes de lidar com tal volume para garantir o apoio adequado e evitar possíveis problemas ou erros no processo contábil.
Transformação digital na contabilidade: potencializando a performance
A Black Friday representa um aumento significativo no volume de transações comerciais, o que coloca os escritórios contábeis diante de desafios na gestão documental. Para lidar com essa demanda crescente, a transformação digital tornou-se crucial.
Anteriormente considerada como um diferencial, agora essa transformação é fundamental para esses escritórios, proporcionando uma resposta eficaz diante desse cenário. A automação das tarefas contábeis além de agilizar processos, reduz erros, garantindo a precisão necessária em um período de atividade intensa como a Black Friday.
Além disso, a tecnologia oferece uma vantagem estratégica ao aumentar a produtividade dos contadores. Isso permite mais tempo dedicado a análises estratégicas, especialmente diante do aumento significativo de documentos gerados pelos clientes durante esse evento sazonal.
Essa nova abordagem, focada em automação não só reduz os custos operacionais, mas também auxilia na prevenção de penalidades por erros, tornando-se um investimento estratégico para escritórios contábeis, durante períodos de alto volume e na operação rotineira.
Maximizando Estratégias Contábeis na Black Friday com ONVIO Portal do Cliente
Durante a Black Friday, soluções como o ONVIO Portal do Cliente, parte das Soluções Domínio, oferece vantagens cruciais para os escritórios contábeis.
A integração direta, por exemplo, fortalece os laços com os clientes durante o pico no volume de operações, permitindo o compartilhamento rápido e seguro de documentos, fluxo de informações que é essencial para gerenciar aumento repentino de notas fiscais.
Além disso, o armazenamento seguro e acesso imediato a esses documentos facilita a gestão do volume massivo de transações. Com processos automatizados e gerenciamento ágil de certidões negativas, é possível manter a conformidade fiscal e lidar com os desafios de demanda, mantendo-se preciso e consistente mesmo diante de um fluxo intenso de documentos durante a Black Friday.
Conte com a expertise das Soluções Domínio para impulsionar o seu escritório a um novo nível de gestão operacional durante a Black Friday.
Aproveite a Black November, com condições exclusivas para impulsionar o seu negócio com o ONVIO Portal do Cliente.