O crescimento sustentável de uma empresa depende de uma série de fatores diferentes, que, se bem articulados, podem levar a organização rumo ao sucesso.
No cenário de transformação digital, congregar esses aspectos é ainda mais importante. Nos escritórios contábeis, por exemplo, é preciso pensar em como a contabilidade digital e a tecnologia na contabilidade podem ser aplicadas para otimizar os processos e melhorar os resultados.
Além disso, a atenção ao planejamento estratégico é igualmente importante. Afinal, é ele que irá nortear a execução das ações e dos projetos necessários para o crescimento do escritório. Contudo, nem sempre elaborar um plano de desenvolvimento é uma tarefa fácil.
Ainda bem que existem ferramentas como o Balanced Scorecard. Ela permite a medição do desempenho empresarial por meio de quatro indicadores. A partir análise deles, é possível ajustar o plano estratégico para conquistar resultados mais positivos.
Quer entender em detalhes a proposta do BSC para aplicar na gestão do escritório contábil? Continue lendo esse artigo e saiba como gerenciar o crescimento do seu negócio!
O que é Balanced Scorecard
Trata-se de uma ferramenta que pode auxiliar o contador no gerenciamento empresarial. Isso porque o método orienta a medição de resultados e a tomada de decisões a partir da análise de dados qualitativos e quantitativos.
Com o Balanced Scorecard, ao avaliar as perspectivas internas e externas do escritório contábil, o contador pode fazer previsões de comportamento do mercado e do escritório que, depois, podem ser comparadas com os resultados obtidos.
Para fechar o ciclo, na sequência, os números registrados podem ser usados como ponto de partida para novos planejamentos. É muito mais visão e inteligência de negócio para o escritório.
Perspectivas do Balanced Scorecard
Dentro da estrutura do método, as perspectivas se referem a quatro aspectos centrais para o funcionamento e o desenvolvimento do escritório contábil. Para cada perspectiva, fatores específicos importantes são definidos para análise de desempenho do negócio. Eles que indicam as previsões e os resultados.
Perspectiva Financeira: o objetivo é definir novos indicadores de desempenho, de modo que o contador tenha condições de garantir uma rentabilidade mais alta dos seus investimentos;
Perspectiva dos Clientes: também conhecida como perspectiva mercadológica, visa identificar o grau de satisfação dos clientes com o escritório contábil. São analisados indicadores como o Índice Satisfação e o Lifetime Value (Valor do Tempo de Vida do Cliente);
Perspectiva de Processos Internos: os fatores que se enquadram dentro dessa perspectiva fornecem indicativos sobre os pontos críticos dos procedimentos do escritório. Na prestação de serviços, a taxa de retrabalho é um dos indicadores analisados, que pode revelar a qualidade do atendimento ou a dificuldade da equipe em fazer entregas assertivas;
Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: sinaliza o que o contador precisa fazer para melhorar o desempenho dos setores e dos profissionais do escritório, garantindo um ritmo constante de crescimento. Por isso, é preciso analisar fatores como a qualidade da coleta de dados e os investimentos em aperfeiçoamento do time.
Como o método pode ajudar o contador
No contexto da transformação digital, quanto mais ferramentas o contador tiver ao seu alcance para otimizar a gestão do escritório contábil, melhor. Desse modo, ele garante um gerenciamento muito mais estratégico e assertivo, focado no crescimento do seu negócio.
O BSC é um dos métodos que podem simplificar a administração do escritório contábil, tornando-a mais inteligente.
Usando a ferramenta, o contador passa a ter uma visão clara do desenvolvimento do negócio, identificando pontos que requerem atenção, investimentos e melhorias. Assim, é possível adaptar as estratégias para otimizar o uso dos recursos e aumentar a lucratividade do escritório.
Ou seja, na prática, o Balanced Scorecard permite que seja feita a correlação entre projeções e resultados reais, facilitando a avaliação do negócio e a adequação da estratégica, para atender aos pontos necessários revelados pelo balanceamento.
Benefícios do uso do BSC
O uso do Balanced Scorecard, em paralelo com a implantação de tecnologia na contabilidade, pode fazer o seu escritório contábil ir muito além.
Ao adotar a ferramenta, você ganha condições de avaliar o desempenho dos colaboradores, identificar os erros de gerenciamento e corrigi-los de imediato com novas ações. É possível ainda redefinir as estratégias desenhadas, sempre que preciso, para garantir o alcance das metas predefinidas.
A verdade é que o uso do método traz uma série de benefícios que viabilizam o crescimento do escritório. Veja quatro deles:
1. Alinhamento entre o time de funcionários e a empresa
Para que o escritório contábil conquiste resultados positivos, é importante que os profissionais do time tenham clareza sobre a visão estratégica da empresa. Neste sentido, a ferramenta permite esse alinhamento.
Os profissionais irão compreender com mais facilidade a visão e o posicionamento do escritório. De tal modo, eles também tendem a ter mais consciência sobre a importância das entregas e do desempenho individual, que contribuem para o desenvolvimento do negócio.
2. Comunicação interna clara e transparente
Como a gestão do escritório contábil passa a ser mais transparente, o BSC permite melhorar a comunicação interna nas organizações.
Afinal, é a ferramenta que indica quais são as metas individuais e de cada grupo da empresa que precisam ser alcançadas. Assim, ninguém fica sem orientação e todos sabem exatamente como devem conduzir os trabalhos para alcançar os resultados esperados.
3. Acompanhamento de plano de ação
Como a proposta é que todos os profissionais tenham clareza sobre a visão estratégica do escritório contábil, eles também precisam acompanhar o planejamento e a execução de ações e redesenhá-las, se necessário.
O BSC pode ajudar muito neste sentido, já que apresenta a visão da organização e as estratégias definidas pelo gestor para conquistar os objetivos predefinidos.
As ações e iniciativas desenhadas orientam a jornada em busca do alcance das metas e, principalmente, direcionam o trabalho de cada colaborador, cujo desempenho deve ser medido e gerenciado. Dessa maneira, o contador do futuro pode identificar o que está sendo feito de maneira correta ou o que deve mudar.
4. Adaptação de Estratégia
Para obter resultados mais positivos, nada melhor do que adaptar a estratégia, viabilizando o alcance das metas predefinidas. Essa é uma das vantagens do BSC!
Ele permite mapear as falhas de gestão e redefinir as estratégias de ação, considerando sempre os resultados produzidos durante o processo no final do mesmo. Assim, também é possível evitar erros semelhantes em projetos futuros.
Quer saber mais sobre o uso de novas ferramentas e de tecnologia na contabilidade? Continue acompanhando o blog! O melhor conteúdo sobre contabilidade digital você encontra aqui.