A Black Friday/november é uma das épocas mais agitadas no varejo do ano, que transforma o cenário das vendas, além de oferecer oportunidades únicas para os escritórios de contabilidade se destacarem como parceiros estratégicos de seus clientes.
Neste artigo, exploraremos a importância de fortalecer a comunicação com os clientes durante esse período crucial, destacando como os escritórios podem lidar com o aumento nas transações e ao mesmo tempo também agregar valor como profissionais consultivos.
O Cenário de Vendas na Black Friday
Embora a Black Friday seja um evento originalmente norte-americano, o mercado brasileiro já integrou seus planos de vendas para impulsionar seus ganhos durante o período, com empresas de todos os setores experimentando um significativo aumento nas vendas.
Em 2022, por exemplo, setores como Alimentos e Supermercados, assim como Eletrodomésticos e Eletroportáteis, emergiram como líderes de vendas por categoria, favorecidos principalmente promoções que diminuem preços e aumentam vendas.
Este pico nas transações destaca a necessidade crítica de preparação também por parte dos escritórios de contabilidade, que desempenham um papel vital na gestão financeira eficiente de seus clientes no período.
Isso porque além de realizar a gestão financeira, é importante que os escritórios trabalhem focados em uma gestão ativa. Essa nova forma de gerenciamento só pode ser alcançada através do estabelecimento de uma comunicação proativa que aproxime os escritórios de contabilidade das necessidades de seus clientes.
Suporte Estratégico: Desafios do Pico de Vendas
Durante a Black Friday, os clientes procuram por maior suporte diante do aumento nas transações e da necessidade de gerenciar documentos e processos contábeis, como reflexo direto das vendas realizadas.
No entanto, esse cenário pode dificultar uma ação proativa dos escritórios, especialmente devido à concentração e volume dessas atividades em dois dias específicos: o período que antecede a Black Friday e o próprio dia do evento.
Dessa forma, é vital que os escritórios estejam preparados para enfrentar tanto o aumento nas demandas dos clientes, quanto os desafios no gerenciamento de suas próprias operações internas durante esse período.
Contador na Black Friday: planejamento Inteligente
Ao reconhecer esses desafios operacionais, os escritórios de contabilidade podem adotar novas estratégias para garantir maior dinamismo e oferecer suporte operacional.
Essa abordagem não só fortalece a relação entre o escritório e seus clientes, mas também solidifica a posição do contador como um parceiro confiável e estratégico durante os momentos cruciais de pico de vendas.
Nesse sentido, ferramentas de automação focadas nesse modelo de gestão podem ser um diferencial de peso entre escritórios que querem agir proativamente e com mais eficiência.
Isso porque, ao liberar o contador de tarefas repetitivas e manuais, essas ferramentas exercem impactos positivos diretos sobre o fluxo de trabalho, dinamizando as operações.
Soluções Domínio: Elevando a Eficiência Operacional
Uma das ferramentas que impulsiona seu escritório em direção a uma comunicação mais eficiente é o ONVIO Messenger, parte das Soluções Domínio, que foi projetada para otimizar o atendimento contábil, automatizando a resposta a solicitações via WhatsApp por meio da Inteligência Artificial, realizando mais de 25 tarefas sem intervenção manual.
Já o ONVIO Portal do Cliente fortalece a gestão eficiente ao possibilitar solicitações específicas dos seus clientes, além do compartilhamento de documentos e comunicação transparente, tudo de maneira rápida e segura.
A automação promovida pelas soluções, neste contexto, acelera a recepção e processamento de solicitações, permitindo ao escritório gerenciar eficientemente o aumento nas operações durante a Black Friday.
Conclusão: Parcerias Estratégicas Potencializadas pela Automação
Em resumo, em meio do aumento repentino de vendas dos clientes e um rampante das operações financeiras e contábeis das empresas, estabelecer uma parceria estratégica entre escritórios de contabilidade e clientes é mais vital do que nunca.
Ao adotar uma abordagem proativa, reconhecendo os desafios operacionais e preparando-se para o aumento nas atividades, os escritórios podem atuar de maneira mais sólida, ao mesmo tempo que se posicionam como pilares confiáveis para seus clientes, mesmo durante os momentos de pico de vendas.
Essa atuação, por sua vez, quando impulsionada pela implementação de ferramentas como o ONVIO Messenger e ONVIO Portal do Cliente, permite um novo grau de operação, focada principalmente na gestão estratégica do seu negócio.
Conte com a expertise das Soluções Domínio para impulsionar o seu escritório a um novo nível de gestão operacional durante a Black Friday.