Manter um bom colaborador na empresa contábil é menos custoso e mais interessante do que fazer uma nova contratação. O melhor, então, é desenvolver uma estratégia focada no desenvolvimento de competências e na oferta de benefícios, para reter talentos na organização. Mas essa não é uma tarefa fácil, já que a grama do vizinho quase sempre é mais verde.
Aliás, ela fica ainda mais bonita quando os profissionais perdem a motivação, no decorrer da carreira, por uma série de fatores diferentes. Sem contar que, muitas vezes, o próprio ‘vizinho’ pode abrir a porta e convencer o seu talento a entrar.
Sabendo do risco de perder os melhores colaboradores do seu time, você precisa ser proativo e pensar em maneiras de fidelizar os profissionais. Como já conhecem a estrutura do escritório e os clientes e têm experiência, eles são indispensáveis para a gestão de processos na contabilidade do futuro.
Confira, a seguir, 5 dicas que podem ajudar você a reter talentos e aumentar a satisfação dos seus clientes com os serviços prestados. Continue lendo o artigo!
#1 Construir um ambiente inclusivo
Para reter talentos, uma das prioridades do escritório contábil deve ser a construção de um ambiente inclusivo no qual os candidatos se sintam confortáveis em aderir e crescer. De acordo com o relatório “Financial Planning Career Paths Guide” , elaborado pelo CFP Board Center for Financial Planning, um ambiente de trabalho marcado pela diversidade é tanto uma decisão de negócios quanto uma de RH.
Isso porque, na prática, a diversidade e a inclusão são imperativos para que os escritórios contábeis tenham condições de reter talentos e crescer. É preciso pensar, por exemplo, na representatividade e na retenção feminina dentro da organização. De que maneira é possível valorizar e incentivar a carreira das mulheres?
Muitas vezes, além das políticas de benefícios, ações pontuais podem fazer toda a diferença, sendo decisivas para proporcionar a inclusão. Já pensou em levar seu time feminino ao cinema, para assistir um filme de empoderamento, como “A mulher maravilha”? Uma iniciativa simples, mas altamente eficaz.
#2 Investir nas pessoas
Priorizar o bem-estar dos colaboradores é outro fator-chave para reter talentos. Vantagens como práticas de trabalho flexíveis ou remotas, licença paternidade estendida e folga remunerada são diferenciais que conquistam os profissionais modernos.
Sabendo disso, empresas estão criando soluções que visam manter a motivação e o engajamento dos colaboradores, aumentando a retenção e diminuindo o turnover.
A Citrin Cooperman , por exemplo, inspirada pelo trabalho flexível, foi além: criou um programa sabático. Como funciona? Os colaboradores que trabalham na empresa, em tempo integral, há pelo menos seis anos, têm direito a um período sabático de quatro semanas consecutivas, sendo que a folga é remunerada. O único requisito é preparar dois documentos: um focado em sugestões para melhorar qualquer aspecto das operações da empresa e outro em suas aspirações de carreira.
#3 Criar valor e fazer a diferença
Esse é o desejo de muitos profissionais, especialmente daqueles das gerações Y e Z. É por isso que você precisa articular um maior senso de visão e propósito como empregador. Afinal, como você deseja se diferenciar dos outros empregadores?
Muito além de entregar serviços e produtos ao mercado, busque engajar os profissionais em atividades que sejam capazes de gerar impacto social e contribuir, de verdade, para um mundo um pouco melhor.
A Deloitte, por exemplo, realiza anualmente, há 20 anos, o Impact Day, um dia para suas equipes trabalharem juntas em diferentes atividades nas comunidades locais. Esta é apenas uma das maneiras de promover uma visão maior.
#4 Oferecer oportunidades de futuro
Os profissionais também buscam escritórios que ofereçam um plano de carreira, com oportunidades de desenvolvimento profissional. É importante que os colaboradores conheçam o caminho que devem percorrer para chegar a ser um analista contábil sênior, por exemplo. Elas precisam visualizar os critérios de cada cargo, conhecer a jornada proposta, para se preparar e alinhar as expectativas de carreira.
Portanto, o ideal é oferecer um programa estruturado de desenvolvimento de parceiros para reter talentos, mantendo no time do escritório os melhores profissionais.
Garanta que o plano de carreira seja claro e ofereça respostas para as seguintes questões:
- O que é necessário para avançar para o próximo nível?
- Quais são os pontos de referência e marcos para um profissional se tornar elegível para o próximo cargo?
- Como ganho a experiência necessária para ter sucesso no escritório?
- Quem caminha ao meu lado para me ajudar no desenvolvimento da minha carreira?
#5 Adotar as melhores tecnologias
Por último, além de proporcionar o desenvolvimento de competências, é importante que o contador invista na adoção das melhores ferramentas tecnológicas. Com a adoção de um sistema de gestão contábil, como o ONVIO, o contador garante a automatização de vários processos, antes manuais.
Logo, os colaboradores têm os melhores recursos e ferramentas ao seu alcance, para fazer entregas com mais qualidade e segurança. Um sistema de gestão contábil otimiza as tarefas e melhora muito o relacionamento com os clientes. De tal modo, os profissionais podem se focar em tarefas que os desafiem, como a contabilidade consultiva. Na contabilidade do futuro, o uso da tecnologia é um dos caminhos para reter talentos.
Gostou do conteúdo e quer acompanhar outras novidades sobre o futuro da contabilidade? Continue acompanhando o blog!