Em um passado não muito distante prevalecia a ideia de que somente alguns cursos ofereciam condições do profissional formado na área empreender. Hoje, essa lógica já foi desconstruída. Segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o sonho de ter um negócio próprio é compartilhado por mais brasileiros do que o de fazer carreira em uma empresa: 31,7% contra 19,5%, respectivamente. Assim como eles, você pode estar decidido a alçar voo solo e abrir um escritório de contabilidade.
Mas será que este é o momento certo?
Saber responder essa pergunta com convicção é fundamental. Isso porque não basta ter vontade de empreender, se você não sentir segurança para encarar essa jornada desafiadora.
É claro que não é preciso estar 100% pronto, porque se aprende muito ao longo do caminho também. Contudo, tomar alguns cuidados é indispensável. Além disso, aspectos importantes devem estar validados antes de dar o primeiro passo.
Para ajudá-lo, elaboramos um checklist que pode orientá-lo na decisão de oferecer a consultoria contábil e tantos outros serviços como pessoa jurídica.
Quer saber quais são os indícios que evidenciam a hora certa de empreender na contabilidade? Avance na leitura!
1. Conheça sua responsabilidade antes de abrir um escritório de contabilidade
Tenha ciência de que a vida financeira dos seus clientes está em suas mãos. A responsabilidade é realmente muito grande e você precisa saber gerenciá-la.
Os prazos e as multas podem gerar um impacto muito negativo para qualquer cliente.
Saiba que abrir um escritório de contabilidade inevitavelmente leva a um aumento na pressão por resultados por parte dos clientes e, muitas vezes, do próprio contador.
2. Tenha vontade de ser independente
É preciso ter clareza do tamanho do desafio de ser empreendedor e da coragem que essa jornada requer. Mais do que isso, é necessário possuir convicção plena sobre o projeto de abrir um escritório de contabilidade. E para terminar a equação: uma vontade imensa de ser independente!
Essa última é a mais importante das características. Isso porque a disposição de seguir em frente, mesmo nas situações mais adversas, depende da energia que faz você se movimentar para conquistar o sucesso.
A vontade precisa ser sempre maior que o medo de fracassar e desistir.
3. Aperfeiçoe sua capacidade de liderança
É impossível tomar a frente de uma consultoria contábil, sem saber liderar. E não pense que é exagero. A liderança é uma característica fundamental para qualquer empreendedor.
Ainda que você seja o único profissional da sua empresa, você já pensou que, além de executar tarefas, terá que lidar com muita pressão e encarar a resolução de problemas de todo tipo?
Você está pronto para liderar a si mesmo e a sua equipe?
4. Possua experiência e conhecimento prático
Muitos profissionais já têm uma carreira sólida na área, com anos de experiência. Porém, ainda assim, não se sentem seguros para abrir um escritório de contabilidade.
Mas, porque a dúvida? Afinal, se você tem competência técnica e vivência na área e entrega um bom trabalho, porque não o faria em um negócio que será seu?
Pense que a sua caminhada até aqui já o ensinou bastante. Ou seja, você têm experiência profissional e insumos suficientes para aplicar na sua própria empresa.
5. Saiba como inovar e pensar fora da caixa
Muitas vezes, quando idealizamos demais um sonho ficamos presos aos modelos já existentes. Mas, em se tratando de abrir um escritório de contabilidade, o que te impede de criar um novo modelo de negócio? Quem disse que você precisa, obrigatoriamente, ter um uma sala e um endereço comercial com uma superestrutura?
Quando a gente descomplica e pensa fora da caixa, tudo fica mais fácil. Já pensou, por exemplo, em trabalhar na modalidade home office? Sem os custos mensais de manter um espaço físico, o projeto de oferecer o serviço de consultoria contábil se torna muito mais viável.
E se você acha que trabalhar em casa não dá certo, nem precisa se preocupar. Atualmente, os serviços de coworking despontam como a melhor alternativa para quem deseja ter um escritório e um endereço comercial, sem que isso pese no bolso e inviabilize o negócio.
6. Construa um modelo de negócio único
Em um mercado altamente competitivo, a melhor maneira de se destacar é criar uma estrutura singular para a sua empresa. Daí a importância de desenvolver um O modelo de negócio. Ele será o norteador do seu sucesso, por isso, deve deixar claro o que você faz, para quem você faz e quais são os principais pontos desta entrega.
Mantendo o modelo de negócio como o pilar da atuação, o crescimento do escritório dependerá exclusivamente da sua gestão. Por isso, é importante manter o foco voltado para uma execução assertiva, fiel ao planejamento, visando garantir ótimas entregas e atingir os objetivos e resultados esperados.
7. Defina um segmento para começar e focar
Trabalhar sem ter um foco é sempre mais difícil. Isso porque quando você deixa de definir um segmento e abraça todo o tipo de cliente, a sua produtividade cai e a qualidade do seu trabalho também. Afinal, a legislação tributária é muito extensa e dar conta de todos os detalhes para empresas de todos os ramos e portes se torna uma tarefa complexa.
Já quando você se especializa, fica muito mais fácil gerenciar o universo de clientes, porque as demandas são semelhantes. Desse modo, a rotina de trabalho da consultoria contábil se torna muito mais simples, a produtividade aumenta e os resultados melhoram muito.
Além disso, incorporando a tecnologia na contabilidade com um sistema de gestão, por exemplo, é possível montar um negócio inteligente, com processos otimizados e muito mais produtividade. Se esse é o seu foco, priorize também a construção de um plano de negócio completo. Você só tem a ganhar!
8. Invista na valorização da competência e talento das pessoas
Ainda que você pense em trabalhar sozinho no começo, tenha em mente que quando a demanda aumentar, você vai precisar de um profissional para auxiliá-lo.
A partir do momento que você for contratar parceiros para trabalhos pontuais ou colaboradores, invista na seleção e na retenção das pessoas. Somente com a ajuda delas você pode oferecer o melhor ao seu cliente.
Além disso, saiba delegar no momento certo. Ser controlador e centralizador só irá atrapalhar o andamento das atividades.
9. Saiba inovar e agregar valor ao cliente
Como tudo muda em uma velocidade exponencial hoje, não dá para se apegar a modelos e processos. É preciso estar sempre em busca de novas alternativas, apresentando possibilidades para os clientes.
A estratégia de sucesso da consultoria contábil envolve dedicação à inovação, construção de um parceria estratégica com cliente, e, principalmente, a oferta de valor agregado.
10. Conheça o uso da tecnologia na contabilidade
A transformação digital já é realidade. Por isso, para manter o escritório competitivo, você precisa estar pronto para investir nos recursos e soluções digitais que podem dar mais eficiência às suas operações.
O melhor caminho para obter resultados mais positivos é conhecer as novas possibilidades e investir em tecnologia na contabilidade. Desse modo, você pode melhorar a forma de gerenciar o seu negócio, oferecer um valor agregado superior ao cliente e manter um ritmo constante de crescimento.
Quer conhecer os principais indicadores que você precisa ficar de olho? Eles são os principais, para melhorar a sua contabilidade gerencial. Aprenda mais sobre eles com as dicas elencadas nesse post.