Para o Gerente Sênior das Soluções Domínio da Thomson Reuters, empresas precisam se adaptar à era digital, e tecnologia é aliada para gestão de sucesso em escritórios contábeis.
A expertise técnica, já foi um dos principais diferenciais para o sucesso de um escritório contábil. A situação, no entanto, sofreu profundas transformações com o novo contexto da economia e da contabilidade digital. A entrega de valor, hoje, reside na capacidade do profissional contábil de se posicionar de forma estratégica, agregando valor à gestão dos negócios e se tornando um verdadeiro parceiro de seus clientes.
É essa a visão de Adriano Ferreira, Gerente Sênior de Marketing das Soluções Domínio da Thomson Reuters, durante entrevista no Podcast “Foco na Gestão”, do SESCON SP, conduzido por Marcio Teruel e Marcelo Zetune, e que discutiu temas importantes para o cenário contábil.
Abaixo você lerá os principais insights da entrevista e pontos discutidos entre os profissionais.
Tecnologia é aliada dos profissionais contábeis
Para Ferreira, essa transformação digital exige que os contadores se adaptem a um novo paradigma, utilizando a tecnologia como aliada para automatizar processos, otimizar o tempo e gerar insights estratégicos para seus clientes.
“Diferente de alguns outros setores, ela [a contabilidade] não consegue existir sem tecnologia. Tu não consegues ter uma empresa de contabilidade sem que tenha um software, um sistema que vá atender a legislação brasileira, que tem a sua complexidade […].”, afirma Ferreira.
No novo contexto apontado por Ferreira, ferramentas de automação e controle de processos tem impacto positivo no impulsionamento de negócios contábeis e em entregas mais eficientes, como feito dentro das Soluções Domínio.
“O nosso foco, o nosso core hoje, […] nossos três pilares de produto, um deles é automatizar ao máximo os processos manuais de contabilidade […] para que o contador não precise perder ou gastar tempo em lançamentos e conferências, de maneira que o sistema faça tudo isso para ele.”
Isso é feito, destaca, “para que sobre tempo, para que ele se dedique a fazer a empresa dele prosperar.”
Ele também alerta para a importância de romper com a resistência à tecnologia dentro dos escritórios contábeis, que muitas vezes veem as novas ferramentas com certa “resistência”.
“A tecnologia vem para automatizar os processos dentro do setor contabilidade”, completou.
Outro ponto abordado por Ferreira foi a necessidade da mudança cultural desses empreendimentos, com profissional contábil voltado à familiarização de novas ferramentas, maior integração entre diferentes plataformas, e atualização constante.
Mais confiança e menos resistência na implementação tecnológica!
Ferreira apontou para uma maior confiança desses profissionais em sistemas automatizados.
“[…] em tecnologia, nós vivemos, talvez oito ou dez anos atrás, o movimento muito forte e dizia que a tecnologia substituiria o contador,” afirma Ferreira, que diz ter sempre negado essa perspectiva. Para ele “vamos passar por uma transformação, isso sim! […]” voltada para um contador “mais estratégico mais consultivo”, completa.
As Soluções Domínio da Thomson Reuters trabalham com um ecossistema de integração entre sistemas para oferecer soluções completas para empresas contábeis, algo que, para Ferreira, é essencial para o sucesso do profissional no novo mercado digital.
Integração é próximo passo para evolução dos negócios
O gerente sênior também mencionou que essa integração possibilita o compartilhamento de dados entre diferentes plataformas, simplificando processos como emissão de notas fiscais, auditoria, escrituração fiscal e outros. Ele exemplifica os vários processos dessa integração das Soluções Domínio, por exemplo, na gestão de documentos fiscais:
“[O ERP] gera uma nota, automaticamente essa nova já vai para [as Soluções] Domínio, faz a contabilização, faz a escrituração, e nós temos […] a parte de Auditoria Fiscal para validar arquivo, validar que as informações daquela nota específica, [e verificar] se ele não está perdendo algum benefício por não ter aplicado corretamente [a alíquota] ou se ele não está, de repente, com risco de […] sofrer uma atuação” explica Adriano.
Ferreira defende que, com o avanço da tecnologia, o contador precisa ir além das tarefas operacionais e assumir um papel estratégico, atuando como um verdadeiro consultor para seus clientes.
“Se eu fosse um empresário e eu tivesse um conselho na minha empresa, uma das cadeiras desse conselho seria do contador. Sem dúvida!”
Para ele, esse profissional é quem “conhece a realidade numérica e os resultados do meu negócio”, comenta Ferreira. Ele defende que a tecnologia pode ser um grande aliado do profissional contábil nesse processo, não apenas para automação, mas para outras formas de análise do negócio.
“A tecnologia vai ajudar [esse profissional], não só na questão de automatizar processos, mas de ter as informações necessárias que ele precisa fazer […] uma análise da saúde financeira do cliente.”
Ressalta ainda a importância desses sistemas e das informações que ele oferece como “um dashboard, um gráfico que mostra claramente para ele que ele faça essa análise”, disse Ferreira.
Novas oportunidades através do marketing voltado para contabilidade
Durante a entrevista, Adriano também falou sobre novas oportunidades para o mercado contábil, principalmente através do marketing digital e sua capacidade para atrair novos clientes e fortalecer a marca de escritórios contábeis, especialmente no atual cenário digital.
Ele ressalta a importância de definir a persona do cliente ideal para a criação de uma estratégia eficaz. Hoje, as Soluções Domínio da Thomson Reuters implementam esse tipo de abordagem em sua rede que conta com cerca de 93.000 escritórios de contabilidade no Brasil, com 75% deles sendo pequenos escritórios, com até cinco funcionários.
O gerente destaca um posicionamento voltado ao conhecimento do público e como as informações que esse cliente precisa podem ser atendidas pelo negócio, de maneira a atrair novas oportunidades de negócio.
“Definir persona e saber o quê: qual é a média idade desse profissional? Quando vai procurar conteúdo, onde é que ele vai? Qual é o portal que ele usa? […] qual é o hobby? Onde que ele gosta de ir?”
Nesse sentido, ele ressalta que esses negócios devem considerar diversos aspectos, desde o uso de plataformas digitais e campanhas pagas até a criação de conteúdo relevante e a construção de uma marca sólida no mercado. Adriano aponta para atuação da Thomson Reuters como parte desse posicionamento da empresa, mais próxima da realidade do profissional de contabilidade.
“Nós somos uma empresa sempre presente, parceira da classe contábil, desde o profissional aos empresários, às entidades de classe.”
Ferreira conclui ressaltando a importância dessa abordagem mais próxima e mais orientada para o cliente a partir, inclusive, dos dados produzidos no mercado e como eles afetam o cliente.
Dentro do meu time nas Soluções Domínio, tem uma pessoa focada em análise de dados […], é quem supre a gente com informações, com insight para tomada de decisão.
Por fim, para Adriano a utilização de ferramentas de Business Intelligence e o desenvolvimento de um time comercial especializado são ferramentas cruciais para a implementação de uma estratégia de marketing bem-sucedida voltada para o mercado contábil.
Assista à entrevista completa via YouTube direto do canal SESCON SP: #5 Foco na Gestão: Veja como a tecnologia pode ser aliada das empresas com Adriano Ferreira
Soluções Domínio da Thomson Reuters, a certeza dos contadores.