O desejo de empreender mora na alma de muitos brasileiros. A questão é: quando e como tornar esse sonho real? Para abrir uma empresa de contabilidade, o contador precisa estar preparado.
Em um primeiro momento, tomada a decisão de abrir um escritório de contabilidade , é preciso elaborar um plano de negócio completo. Nele devem constar informações detalhadas em relação à sua estratégia de atuação. Além disso, é essencial definir os valores de investimento financeiro e descrever o perfil do público-alvo do escritório.
Porém, depois da construção do projeto, na hora de executar as principais atividades que visam estruturar e fortalecer a empresa, muitos desafios irão surgir. Possivelmente, você irá se deparar com várias questões, por exemplo:
- Como posso me destacar em meio a concorrência?
- É melhor atender clientes de vários setores ou se especializar e atender um nicho de mercado?
- Será que minha marca tem potencial? Qual o diferencial do escritório?
- Preciso de mais produtividade. Será que a tecnologia na contabilidade pode ajudar?
- O relacionamento com o cliente está me exigindo muita energia. É assim mesmo que acontece na rotina do escritório?
Confira, a seguir, como lidar com cada situação que surgir na sua jornada como empreendedor. Se você tem uma franquia de escritório de contabilidade, o conteúdo deste post também se aplica. Boa leitura!
Como superar os principais desafios ao abrir um escritório contábil
1. Tenha conhecimento de mercado
Para empreender, o contador precisa ter visão, dominar processos e rotinas da área contábil. Mas apenas essas habilidades não são suficientes. Além de ter um perfil técnico completo, é necessário conhecer o mercado.
Para abrir um escritório de contabilidade é preciso ter em mente, por exemplo, que a sua empresa está exposta a fatores internos e também externos. Ou seja, àqueles que você pode controlar e aos outros que estão fora do seu alcance.
Daí, a importância de identificar as forças e fraquezas atuais e projetar as ameaças e oportunidades futuras. A ferramenta de Análise SWOT auxilia nesse processo de diagnóstico. De outra perspectiva, é possível identificar ainda as principais motivações que levam seus clientes a fechar negócios com você.
2. Especialize-se e conquiste um segmento
Diante desse universo de possibilidades, para facilitar a prospecção e até mesmo a rotina de atendimento do escritório, vale a pena se tornar especialista contábil de um segmento. Assim, você elimina boa parte da concorrência. Logo, pode passar a considerar quem são os seus rivais diretos.
Além disso, como você domina todas as obrigações que envolvem aquela atividade, aumenta muito as chances de conquistar um novo cliente. Isso porque os prospects preferem a tranquilidade de contar um especialista contábil experiente na sua área.
3. Construa um time forte
Não importa se você pensa em trabalhar sozinho no começo. Ao abrir um escritório de contabilidade, a expectativa é fazer o negócio crescer. Por isso, é essencial ter bons profissionais ao seu lado. Seja como funcionários ou parceiros de trabalho, é fundamental que as pessoas selecionadas tenham excelentes habilidades e competências técnicas.
Acima de tudo, assim como você, elas também precisam acreditar no propósito do escritório e da atividade de contabilidade. Somente com a colaboração de profissionais sérios e dispostos a abraçar o projeto será possível fazer acontecer.
4. Incorpore tecnologia na contabilidade
Cada vez mais, as ferramentas digitais se consagram como grandes facilitadoras desse novo tempo. Hoje, usando as melhores soluções tecnológicas, já é possível fazer muito mais em menos tempo, otimizando os recursos e aumentando resultados.
Assim como em outras áreas, o uso da tecnologia na contabilidade pode garantir uma série de benefícios. Desenvolvidos especialmente para escritórios contábeis, os softwares simplificam e facilitam os processos, aumentando a produtividade e a eficiência. Tudo para entregar o melhor serviço aos clientes.
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5. Aprenda a se relacionar com o cliente
Se antes você ficava somente nos bastidores, operacionalizando as tarefas e rotinas contábeis, agora, como empreendedor, a sua postura precisa ser outra. O cliente está no centro da estratégia do escritório. Por isso, é tão importante que você conheça muito bem o perfil dele, que foi, é e sempre será a razão de existir de qualquer negócio.
Ainda que você esteja a caminho de conquistar seu primeiro cliente, vale, de antemão, ficar atento a algumas dicas. Ao segui-las, você pode construir uma relação de confiança e, ao mesmo tempo, descobrir suas preferências.
- Conheça a realidade do cliente e da sua empresa. Já na fase de captação busque informações que ajudem você a compreender o estilo do empreendedor e a proposta da empresa dele. Esse é o primeiro passo para que o escritório se torne um parceiro de negócios confiável.
- Oriente-o sobre os procedimentos e as rotinas fiscais. Vale enviar um e-mail listando as obrigações e suas periodicidades, principalmente para os clientes recém-chegados e para os empreendedores novatos.
- Resolva antecipadamente suas demandas. Não tem sensação melhor do que você ver processos fluindo com perfeição, não é mesmo? Proporcione ao cliente essa experiência. Padronize os processos para entrega das obrigações fiscais estabelecendo um fluxo. Diante de qualquer dificuldade ou imprevisto, comunique-o apresentando já uma solução.
A jornada do empreendedor apresenta muitos desafios, mas nada que você não seja capaz de superar. Para investir na sua empresa, é indispensável fazer um bom planejamento e se preparar para o que está por vir com os melhores recursos.
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