Diante de um mercado cada vez mais competitivo, você sabe como calcular seu honorário contábil de uma forma justa e que leve em consideração a sua formação e o seu trabalho qualificado? Cada vez mais é preciso que o escritório de contabilidade mostre valor no momento de apresentar seus honorários aos clientes.
Afinal se você é o responsável por aumentar as chances de sucesso dos clientes, também não deve esquecer que é um empresário que precisa buscar lucro em sua operação. E isso só é possível quando você faz um bom planejamento e consegue calcular adequadamente seu honorário contábil. Para tanto, precisa conhecer profundamente os custos de operação.
Veja como mostrar valor para seu cliente na hora de entregar seus serviços.
1. Como avaliar o valor a ser cobrado do cliente?
Precificar é estimar o valor de serviços contábeis ou qualquer outro serviço. A dificuldade do dia a dia para definir um preço justo dos honorários de um serviço prestado é muito constante no meio das empresas de contabilidade.
Se você conhece seus custos, a lucratividade por cliente e tem segurança para definir o preço de venda, então você faz parte de uma pequena minoria privilegiada.
É preciso ter um critério adequado para conhecer a lucratividade por cliente. Os serviços são diferenciados para cada caso. E o tempo dispendido para as atividades também. Isso inclui desde fatores tão diversos quanto a quantidade de horas trabalhadas, o tempo dedicado à preparação e atualização legal até os gastos com energia elétrica ou a adoção de novas tecnologias.
O profissional de contabilidade pode até se basear em uma tabela pessoal de valores, mas eles serão muito mais flexíveis e mutáveis, de acordo com o contexto.
Além disso, os profissionais devem considerar todo o investimento que é feito no escritório. Ou seja, o valor do seu honorário contábil mensal deve ser capaz de cobrir não só a infraestrutura de seu local de trabalho, mas também o pagamento dos tributos e demais despesas para custear o escritório.
É importante ainda ter lucro e a arrecadação de capital de reserva para situações emergenciais. Essas estimativas devem fazer parte da distribuição futura entre os honorários a serem cobrados da clientela.
2. Formação de preço e o valor do serviço
É preciso ficar claro que existe diferença entre valor e preço, fator fundamental para precificar corretamente seus serviços. Oferecer valor agregado significa mostrar para o consumidor qual será o ganho efetivo se ele optar por seu serviço.
Um erro muito comum dos contadores é colocar apenas o básico de serviços oferecidos em seu site:
- entrega de declarações acessórias
- realização da escrita contábil e fiscal
- entrega das demonstrações financeiras
A maioria dos escritórios de contabilidade faz isso.
Se o cliente estiver procurando por um serviço com o melhor custo-benefício e que agregue o maior valor possível, ele não estará procurando pelo melhor preço.
Entregar valor ao cliente significa mostrar que ele receberá um serviço completo de contabilidade. Ou seja, a empresa do cliente não só estará em dia com as obrigações tributárias, mas receberá também um suporte para tomada de decisões com um serviço de contabilidade estratégica e atendimento de alta qualidade.
3. Como se diferenciar da concorrência
Como oferecer elementos diferenciais que aumentem o valor percebido pelo seu cliente sem aumentar os custos de seus serviços?
Bem, em primeiro lugar, para saber como calcular honorários contábeis, é preciso conhecer a fundo o seu cliente.
Para isso, é fundamental ter escolhido um nicho de atuação do seu domínio e para o qual você esteja preparado para atuar. De nada adianta tentar cobrir uma gama ampla de clientes sem se especializar na dor dos setores visados.
Assim, melhor será escolher um nicho e verticalizar nas dores do seu cliente ideal para mapear a maneira de resolver estes problemas. É um erro pensar que os melhores antídotos são os mais caros. É possível inovar com recursos simples e baratos que garantem resultados rápidos.
Uma alternativa efetiva e quase gratuita de mapear soluções é pesquisar em sua base de clientes quais são as maiores dores deles e que tipo de serviço adicional gostariam.
Além de ajudar a encontrar diferenciais inovadores, isso vai fazer o cliente perceber o valor do seu serviço, reconhecendo o investimento e a preocupação que a empresa tem em melhorar o seu negócio.
Segmentar e personalizar o seu serviço de acordo com as necessidades do cliente é um diferencial que se reflete em alguns pontos. Alguns deles são a linguagem da sua comunicação verbal e não-verbal com o cliente, as estratégias de marketing escolhidas. Além disso, os tipos de pacote oferecidos e as possibilidades de serviços adicionais
4. Oferecer serviços estratégicos
Com o conhecimento sobre as principais dores dos nichos em que deseja atuar, fica mais fácil oferecer serviços estratégicos. Por exemplo, recuperação de créditos tributários, gestão de recursos humanos, compliance, consultoria financeira e uma série de outras atividades que trazem grandes dificuldades aos empreendedores.
Assim, inove e deixe de oferecer apenas o básico, como cálculo de impostos e entrega de guias. Inclua no seu pacote um mix de serviços importantes e com preços flexíveis. Ao rever sua estratégia você dá um novo direcionamento ao seu negócio.
Com a ajuda de um software contábil, por exemplo, você pode oferecer serviços com enorme custo-benefício. Com módulos como de Contabilidade, Escrita Fiscal e Folha, tarefas que antes levavam horas são automatizadas. O que significa que, com apenas alguns cliques, você entrega um trabalho de qualidade.
O melhor programa para escritório contábil vai permitir ter mais praticidade na interação com o cliente. Você poderá gerar a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) e disponibilizar os documentos ao cliente pela interface de atendimento do software.
Caso seu cliente queira um serviço mais sofisticado, não tem problema!
Você pode escolher versões do sistema com módulos e funções complementares, de forma que possa disponibilizar outros serviços. Tais como solicitações de serviços on-line, controle de patrimônio entre outros. Ao utilizar um módulo completo de Contabilidade é possível gerar análises, relatórios e informativos.
Quando você tem acesso aos dados completos sobre as finanças dos clientes, fica mais simples explorar novas possibilidades e traçar estratégias.
Com tudo isso, percebe que o cálculo do honorário contábil para profissionais do escritório de contabilidade não deve estar baseado simplesmente nas horas gastas para fazer as tarefas contábeis mais básicas?
O serviço que você oferece pode e deve ir muito além das obrigações acessórias, sanando dores importantes na história do seu cliente, que farão de você um aliado importante para a empresa. Venha conhecer o calendário de eventos de 2019 para ficar por dentro das tendências de mercado!