À medida que mais organizações adotam uma abordagem centrada em dados para gerenciar seus negócios, exploram cada vez mais o potencial do Big Data.
O número de empresas implantando a tecnologia dobrará em um futuro próximo, e o potencial para melhorar o desempenho organizacional é muito significativo para essas organizações. Essa é uma das conclusões do relatório do Institute of Management Accountants.
Conforme apontam as tendências, há pouca dúvida de que o Big Data vai revolucionar a maneira como trabalhamos. Mas como isso afetará uma das profissões mais antigas do mundo, a contabilidade?
Neste post, mostramos como o uso do Big Data pode impactar em diferentes processos da gestão contábil, de acordo com as previsões do estudo.
Big Data: tendências e potencial de uso na contabilidade
Com base em uma pesquisa com membros do IMA, o relatório explora como as organizações estão usando Big Data, os principais aspectos para obter a implementação “certa” e o impacto da tecnologia na função dos profissionais de contabilidade e finanças.
O relatório indica que os profissionais de finanças e contabilidade estão cada vez mais implementando Big Data em seus processos de negócios, e o padrão provavelmente continuará no futuro.
O IMA entrevistou seus membros para o relatório e recebeu 170 respostas de CFOs e outros contadores de gestão. Muitos deles estão prevendo grandes mudanças para seus negócios.
De acordo com o relatório:
“quatro elementos principais devem estar presentes para as organizações que buscam se tornar orientadas a dados: pessoas com experiência em dados, dados de qualidade, ferramentas de última geração e uma cultura organizacional de apoio”.
Quais processos contábeis podem ser otimizados?
As empresas que usam tecnologias disruptivas como Inteligência Artificial, analytics e Big Data podem ter uma vantagem significativa em comparação com seus concorrentes.
Com a evolução das ferramentas analíticas, todas as organizações – independentemente do tamanho – precisam começar a trilhar o caminho da análise para se manterem competitivas. A seguir, listamos quatro atividades do escritório contábil que podem ser otimizadas com o suporte do Big Data.
– Gestão de dados
Como a área financeira e contábil exige disciplina e rigor, é fundamental que os setores estejam bem posicionados para assumir um papel mais forte nas atividades de governança de dados, uma base crítica para Big Data que aborda também a questão da privacidade dos dados.
A chave para o sucesso com Big Data é estabelecer uma forte governança sobre a qualidade dos dados e padrões. Os profissionais de finanças podem ajudar a tornar os conjuntos de dados internos mais seguros e robustos, aumentando seu valor.
Com as ferramentas certas, os profissionais de finanças têm condições de aumentar a confiabilidade, garantir a procedência e a qualidade dos dados. Trabalhando com outras pessoas, eles podem garantir que os dados usados na tomada de decisões críticas sejam robustos e de fontes confiáveis.
– Novas oportunidades a partir do mapeamento de insights
Há uma oportunidade significativa para o contador, que pode explorar o uso crítico de dados para os negócios, auxiliando no planejamento eficaz e no processo de tomada de decisão.
A partir dos insights obtidos com o Big Data, é possível ajudar o negócio a compreender as implicações financeiras de suas atividades ou planos.
– Gerenciamento de riscos
Os profissionais de finanças estão cada vez mais preocupados com o impacto das forças externas sobre o desempenho da empresa. São muitos os riscos que exigem uma gestão adequada:
- Mudanças regulatórias;
- Riscos da cadeia de abastecimento;
- Desastres naturais;
- Ameaças à reputação e à marca da empresa;
- Fusões e aquisições;
- Entrada em mercados novos e emergentes.
Neste contexto, o Big Data pode ajudar o contador a antecipar ou prevenir riscos e proteger a atuação. Os diversos conjuntos de dados em seus cálculos, contadores e profissionais de finanças podem ajudar a identificar e mitigar melhor os riscos enfrentados.
– Aprimorando as habilidades para enfrentar os desafios
Para viabilizar a transformação digital dos negócios, os contadores precisarão ser capazes de explorar novas maneiras de gerenciar, analisar e extrair valor dos dados.
Agora, é o momento de desenvolver habilidades de pensamento analítico e crítico para abordar questões estratégicas e identificar perguntas que o Big Data pode responder.
Precisarão desenvolver novas habilidades para:
- Organizar, estruturar e compreender conjuntos de dados;
- Fornecer mais detalhes da rentabilidade da operação com uma análise estratégica;
- Colaborar com colegas de equipe e demais stakeholders;
- Melhorar a comunicação e o relacionamento interpessoal;
- Desenvolver o perfil de liderança.
Em síntese, como vimos até aqui, o Big Data permitirá que o setor contábil aprimore seus insights e se torne um verdadeiro consultor estratégico dentro da organização. É um momento desafiador para departamentos financeiros e organizações. É hora dos profissionais de contabilidade desenvolverem suas habilidades para que saibam como extrair o máximo das novas tecnologias.
Leia também algumas tendências para a contabilidade nos próximos anos em nosso blog oficial.