Com o avanço da transformação digital e em um mercado altamente competitivo, o contador tem o desafio de estreitar o relacionamento com os clientes. Ele precisa conhecer o perfil, entender a realidade do negócio e alinhar as expectativas.
Além disso, outra prioridade é buscar maneiras de surpreender nas entregas, fazendo muito mais do que apurar apenas as obrigações fiscais. Seja no atendimento, seja na qualidade do serviço, o contador precisa se firmar como um parceiro estratégico do seu cliente.
Somente dessa maneira será possível fortalecer o relacionamento. Usando a tecnologia na contabilidade, dar conta de todos esses desafios pode ser mais simples do que você pensa.
Neste artigo mostramos como a tecnologia ajuda na fidelização de clientes. Quer saber mais? Continue lendo o texto!
Conceito: fidelização de clientes
Vale lembrar que a fidelização é uma estratégia indispensável para empresas que desejam entregar valor ao cliente, de maneira contínua e consistente, mantendo a sustentabilidade do negócio.
Afinal, quando o escritório contábil tem cliente fiéis ele conta, na verdade, com embaixadores da sua marca. Além de manterem a parceria com você, indicam e compartilham as experiências de consumo.
Philip Kotler, conhecido como o “Pai do Marketing”, afirma que “a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente.”
Em síntese, a fidelização consiste na definição de ações pensadas e executadas para que os clientes continuem consumindo, com frequência, da sua empresa, enquanto resistem às ofertas da concorrência.
Afinal, como a tecnologia ajuda na fidelização de clientes?
No contexto da transformação digital, cada vez mais os escritórios de contabilidade vem incorporando novas soluções e ferramentas tecnológicas. E sabe o que é melhor? Elas podem oferecer muito mais do que a otimização e automação de processos burocráticos.
O contador cliente da Thomson Reuters, por exemplo, tem acesso às melhores funcionalidades para facilitar tanto o relacionamento como a vida do cliente. Ou seja, usando a tecnologia na contabilidade ele ganha os recursos necessários para fidelizar os clientes.
À medida que o contador aprende a usar essas funcionalidades para fidelizar clientes, ele obtém mais uma vantagem em relação aos contadores que não usam Soluções Domínio da Thomson Reuters. Na prática você pode, inclusive, precificar diferente e cobrando a mais porque, afinal, entrega diferenciais e um serviço de valor para o cliente.
Veja, a seguir, como usar a tecnologia na contabilidade na estratégia de fidelização:
Portal do Empregado
A folha de pagamento é um dos processos mais complexos de uma empresa. São muitos tributos, códigos, documentos e detalhes. E gerenciar tudo isso de maneira eficaz é uma tarefa bastante desafiadora em tempos de transformação digital.
Mas pode se tornar mais simples com a tecnologia na contabilidade. Isso porque com o ONVIO e o módulo Portal do Empregado todos esses processos são otimizados.
Desse modo, é possível centralizar todos os documentos e registros dos colaboradores em uma única plataforma. Recibos da folha, férias e comprovante de rendimentos e outros arquivos ficam disponíveis para conferência em um sistema em nuvem que pode ser acessado por você ou pelo seu cliente a qualquer momento, de qualquer lugar.
Mais agilidade e praticidade para o contador, mais tranquilidade para o seu cliente. Um excelente recurso para fidelizar!
Portal do Cliente
Esse módulo é mais um diferencial da Thomson Reuters. Usando a tecnologia na contabilidade, a partir do acesso ao portal, o cliente tem uma série de recursos à disposição, como:
- Calendário de impostos e publicações de CND’s;
- Indicadores relevantes, em dashboards;
- Digitalização de documentos a partir de smartphone;
- Protocolo digital de documentos publicados;
- Solicitação e prestação de serviços online.
As facilidades são muitas. No calendário de impostos, por exemplo, o cliente pode, além de visualizar as datas de vencimento de guias, clicar no documento, fazer o download e concluir o pagamento. Simples, rápido e prático!
O Portal do Cliente pode ser acessado em navegadores e aplicativos para sistemas operacionais iOS e Android. Ou seja, é possível acessar o sistema contábil a partir de qualquer lugar: basta ter conexão com a internet.
OnBalance
Pensando em ajudar o contador a se conectar, de verdade, com o seu cliente a Thomson Reuters criou o OnBalance. A solução otimiza a gestão financeira do seu cliente, proporcionando a você um maior controle dos processos contábeis e fiscais da empresa.
Tudo isso é possível a partir do uso de um sistema em nuvem, que permite emissão de relatórios detalhados sobre os gastos, despesas, receitas e fluxo de caixa, bem como a gestão de contas a pagar e a receber, vendas, notas fiscais, emissão de boletos e o controle das contas bancárias.
E sabe o que é melhor? O cliente conduz todos esses processos e o contador tem acesso simples e rápido, acompanhando essas movimentações.
A partir da integração do OnBalance entre o Contábil Plus e Premium, o escritório contábil consegue manter uma comunicação frequente com todos os seus clientes, fazendo da contabilidade digital uma realidade.
Agora que você já sabe como a tecnologia ajuda na fidelização de clientes, é hora de pensar em ampliar o uso das ferramentas disruptivas no seu escritório. Quer saber mais? Continue acompanhando o blog!