O Brasil está caminhando para o centésimo dia de isolamento social. Algumas cidades, mesmo as grandes metrópoles, decidiram começar a afrouxar as regras que obrigavam o comércio a permanecer fechado, desde que as lojas obedeçam às normas de proteção de funcionários e clientes.
Muitas empresas ainda preferem manter seu funcionamento em regime home office ou com turnos alternados. Apesar de ainda sermos obrigados a conviver com um vírus até agora sem vacina ou tratamento eficientes, o chamado “novo normal” está começando a aparecer e já podemos notar mudanças tanto na população quanto nos ambientes corporativos.
Depois de tantas adaptações e um futuro ainda incerto, será que podemos tirar algum aprendizado com a pandemia? Quais lições o contador do futuro poderá levar consigo quando todo este cenário ficar no passado? Confira alguns insights a seguir!
Que aprendizados o contador do futuro levará após a pandemia?
O ano de 2020 não está sendo fácil para ninguém. No entanto, assim que a cura do vírus COVID-19 for descoberta e a economia voltar a se restabelecer, restarão para o contador do futuro alguns aprendizados valiosos sobre a necessidade rápida de se adaptar a diversos cenários. Vamos listar os principais:
# 1 – Pesquise muito antes de escolher o software contábil
É inegável a importância de tomar decisões assertivas ao escolher o melhor software para o escritório de contabilidade. Afinal, frente a mudanças tão grandes quanto as que estamos vivendo, principalmente em relação à necessidade de manter a produtividade em regime home office, a escolha da empresa certa foi essencial.
Para que o escritório contábil continuasse funcionando normalmente, duas coisas foram fundamentais: a primeira delas, a mais básica, foi contar com um software com opção de funcionamento em nuvem para que todos os profissionais pudessem executar suas tarefas mesmo fora do ambiente corporativo. E a segunda, ter fechado parceria com uma empresa fornecedora de software digitalizada, pois só assim tanto ela quanto a sua empresa puderam continuar funcionando mesmo durante as adversidades.
# 2 – Ferramentas contábeis versáteis, que funcionem tanto on premise quanto em nuvem, são uma escolha sensata
É claro que os sistemas on premise têm suas vantagens, principalmente no que diz respeito à possibilidade de customização e maior controle de dados e informação. No entanto, escritórios contábeis que contavam apenas com este tipo de produto acabaram sofrendo muito mais impactos com a necessidade do isolamento social do que quem sempre trabalhou na nuvem.
Isto porque ferramentas contábeis on premise necessitam de um servidor físico e instalação, ou seja, os profissionais da contabilidade acabam sendo obrigados a trabalhar de dentro do escritório.
O principal aprendizado com a pandemia em relação a esse assunto é: apesar dos benefícios do software on premise, apenas as ferramentas versáteis são capazes de se adaptar a diferentes necessidades.
# 3 – O home office mostrou-se uma escolha vantajosa
A realidade é que não houve escolha: desde o meio de março, o trabalho home office tornou-se a única opção para que o contador do futuro conseguisse continuar prestando seus serviços ao mesmo tempo em que permanecia protegido em casa.
Porém, conforme o tempo foi passando, o regime home office acabou se mostrando muito vantajoso por muitas questões:
- Mais conforto para o contador do futuro, já que sua prestação de serviços continuava a mesma, mas as dores de cabeça com deslocamento e trânsito foram reduzidas a zero;
- Redução de custos, pois muitas contas do escritório contábil, como luz, água, e até gastos variáveis com copos, café, entre outros, também diminuíram drasticamente;
- Maior qualidade de vida dos profissionais, pois sem o tempo de deslocamento, sobra mais tempo para ficar em família ou fazendo atividades prazerosas, o que impacta diretamente na produtividade dos profissionais.
# 4 – Mesmo em meio às adversidades, é possível reduzir custos
Fazer mais com menos sempre foi a preocupação de grande parte das empresas. Isso é até possível, mas quase sempre impacta na qualidade dos serviços prestados.
Como isso não é uma opção para o escritório de contabilidade, é necessário reduzir custos de fatores que não alterem as atividades contábeis, como menos gastos com papel e impressão, corte de horas extras, alugar e não comprar equipamentos, entre outros.
No entanto, a escolha que realmente pode impactar no dia a dia do contador do futuro é o investimento nas ferramentas certas. Apenas um software completo e versátil promove a eficiência das tarefas contábeis e o acesso ao banco de dados, seja no home office ou nas visitas externas.
A Thomson Reuters usa toda a sua expertise em tecnologia para levar eficiência e uma gestão completa do escritório contábil. Conheça seus produtos ou acesse o blog para mais conteúdos de qualidade!