Um grande ataque cibernético à Energisa no fim de abril deste ano fez com que ela deixasse de realizar atendimentos a clientes por mais de uma semana, ocasionando prejuízos financeiros e de imagem à corporação. Essa gigante do grupo do setor elétrico infelizmente ingressou em uma estatística que causa grande impacto no país.
Para se ter ideia, um estudo divulgado pela Forbes Brasil aponta que aconteceram 15 bilhões desse tipo de ataque apenas em um dos trimestres do ano passado. E essas ações podem impactar inclusive servidores de empresas de menor porte, como um escritório de contabilidade, com consequências imprevisíveis.
Tipos de ataques cibernéticos
Ataques cibernéticos a servidores e outras máquinas, como notebooks, fazem uso de malwares. Esse é o nome dado a qualquer tipo de programa desenvolvido com intenções maliciosas. Eles causam problemas diversos, como perda de dados da empresa e dos clientes, roubos de recursos e de informações estratégicas.
Agora, ações como phishing e ransomware apresentam potencial para prejudicar em especial a contabilidade. Entenda:
Phishing
É uma tentativa de hackers que buscam enganar usuários em busca de informações pessoais, financeiras e de acesso a diferentes serviços.
Nesse caso, o malware chega às máquinas de várias formas. Podem ser recebidos por e-mails, redes sociais ou SMS, por exemplo.
Os criminosos usam esses canais para enviar mensagens que parecem de fontes oficiais. Às vezes, até mesmo simulam páginas de internet de grandes empresas, como bancos. Assim, os usuários crêem que vão fornecer os dados às corporações devidas enquanto que, na verdade, estão sendo dadas a hackers.
Há vários subtipos de phishing. Um deles, no caso de servidores desprotegidos de empresas, se instala e a partir daí direciona usuários para páginas fraudulentas a fim de obter dados particulares. Por exemplo, mesmo digitar endereços manualmente em um navegador não previne esse problema. O redirecionamento pode acontecer mesmo assim.
Daí são roubadas as informações sem que seja percebida a coleta desses dados até que exista algum prejuízo, como uso indevido de recursos financeiros, ou então aviso de alguma aplicação de que há acessos suspeitos acontecendo.
Ransomware
Já os malwares conhecidos como ransomwares vão bloquear o seu acesso a servidores, computadores e, para que haja a liberação, os criminosos exigem contrapartidas. É um sequestro virtual de suas máquinas, basicamente.
Hackers aproveitam por brechas de segurança em sistemas de servidores para invadir e os equipamentos e criptografar os dados da empresa. E, no caso de companhias de pequeno porte, é ainda mais desafiador deixar as ḿáquinas sempre atualizadas e bem protegidas.
Inclusive, muitas vezes o ransomware vai chegar a um servidor ou mesmo smartphones corporativos por meio de phishing, explicado acima.
E, além de todas essas problemáticas, ainda há o risco de o seu servidor local passar por problemas por conta de instabilidades em rede elétrica ou outros acidentes naturais.
Por isso tudo, uma solução que tem sido adotada em escritórios de contabilidade é deixar de lado os servidores próprios de lado e investir em tecnologias, como o uso de softwares em nuvem.
Domínio web: solução em nuvem para contabilidade
O Domínio Web é um produto oferecido pela Thomson Reuters em que você pode acessar seu banco de dados de qualquer lugar com acesso à internet.
Nas situações em que o colaborador precisa de acesso a informações importantes sempre à mão, como no caso da pandemia do novo coronavírus, esse recurso confiável é um diferencial competitivo imenso – uma nova tecnologia que agrega qualidade e rapidez aos processos do escritório de contabilidade.
É um modo de estar preparado para demandas do futuro. Além de ter a capacidade de melhorar a produtividade da equipe, que desenvolverá as atividades em diferentes situações, a ferramenta é protegida 24 horas por dia contra hackers, vírus e roubo de dados pela Amazon, que dá segurança às quatro maiores empresas do mundo.
Outro detalhe é que o Domínio Web conta com atualizações automáticas e realiza quatro backups diários. Assim, seus dados são recuperados facilmente se necessário.
Todas essas qualidades merecem ser de conhecimento de clientes de escritórios que usam o serviço. Isso porque ajudam os contratantes a identificar tendências de mercado e reforçam a atenção e cuidado que o escritório dedica aos dados do seu cliente.
Ah, com o Domínio Web não é necessário que o servidor continue ligado no escritório.
A implantação desse sistema é bem mais simples do que você imagina e se você já for cliente Thomson Reuters, é só fazer a solicitação neste link.
Confira o depoimento do Luciano, do escritório Impacto Consultoria e Assessoria Contábil:
Saiba mais sobre o Domínio Web!