Facebook Pixel Code Utilize tecnologia contra a inadimplência no escritório contábil | Thomson Reuters - Soluções Domínio
×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
Contabilidade digital ajuda a diminuir inadimplência 145672226
Contabilidade

Utilize tecnologia contra a inadimplência no escritório contábil

Adriano Ferreira
09 dezembro 2019 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Em julho de 2019, 5,5 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes, um novo recorde. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 5,6%, impulsionado pelo segmento de Serviços. 

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência dos micro e pequenos empreendedores continuou a crescer em função do baixo desempenho da economia nos primeiros meses de 2019. 

Como tantas empresas que fornecem serviços, os escritórios contábeis também sofrem. É preciso encontrar maneiras de reduzir estes indicadores de inadimplência, bem como acelerar o recebimento dos honorários. Isso pode acontecer devido a diversos fatores externos, ou seja, situações sobre as quais você não tem controle.

Mas você pode tomar algumas medidas internas para evitar a inadimplência e uma ferramenta de contabilidade digital pode lhe ajudar muito nesse processo. Para saber como prossiga na leitura!

Contra a inadimplência, use a contabilidade digital 

Diante de um cenário instável, é importante que os escritórios contábeis tomem algumas medidas para reduzir a inadimplência em seus negócios. Veja estas 3 dicas que irão contribuir para esta redução, melhorando assim o seu fluxo de caixa:

1. Tenha ações preventivas

Quando surge um novo cliente em seu escritório, faça antes uma análise do seu histórico de pagamentos. De nada adianta ter uma grande carteira de clientes se são maus pagadores. Isso traz mais prejuízos do que lucros.

Uma das primeiras coisas a fazer, antes de fechar um novo cliente, é uma consulta prévia em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Se este cliente vem de outro escritório, tente saber o motivo da mudança e como era o seu histórico de pagamentos.

2. Mostre a importância dos seus serviços

Faça seu cliente valorizar os serviços prestados pelo seu escritório de contabilidade para garantir baixos índices de inadimplência. O cliente deve perceber seu trabalho como essencial para a operação dele. 

Com isso, dificilmente ele deixará de pagar seus honorários, pois sabe que o impacto de não receber seus serviços é significativo e terá fortes consequências para a empresa.

3. Faça um contrato minucioso

Na hora de firmar o contrato de prestação de serviços contábeis, deixe claras as condições comerciais e de pagamento:

  • Defina a data de vencimento mensal para pagamento dos honorários;
  • Inclua incidência de multas e juros por atraso e a partir de quando estes valores passam a valer;
  • Deixe claro que para que ocorra a entrega do serviço contratado, o cliente deve estar em dia com os pagamentos;
  • Informe o prazo máximo de pagamento em caso de atraso, para que os serviços não sejam suspensos.

Desse jeito fica justo para com todos os clientes, tanto os que pagam em dia e os que atrasam, com seus funcionários e com o seu fluxo de caixa. Além disso, se houver a suspensão dos serviços, o cliente deve ser avisado com antecedência.

A contabilidade do futuro ajuda 

Se a sua empresa não recebe os pagamentos em dia, é hora de implementar ferramentas tecnológicas que podem mudar isso. As ferramentas da contabilidade do futuro aceleram o processo. Veja 4 etapas para aumentar as cobranças, reduzir as contas a receber e ajudar sua empresa a ser paga mais rapidamente.

1. Utilize um método de pagamento que evite o esquecimento

Desenvolva uma política declarada em relação a atrasos de pagamento, encargos financeiros e impacto em serviços futuros. Receber cheques de terceiros ou pré-datados está totalmente fora de questão. Utilize os meios de pagamento à vista. Automatize todo o seu processo de cobrança. 

O boleto bancário é amplamente aceito em todos os perfis de clientes e tem baixo custo de infraestrutura para adoção. Pode ser quitado via internet, nos caixas eletrônicos, correios ou casas lotéricas. 

Se um pagamento atrasar, entre em contato com seu cliente imediatamente. Um lembrete amigável geralmente é suficiente. Essa ação informa aos clientes que você acompanha e monitora os pagamentos de perto. Se for preciso, renegocie a dívida, mas não deixe de ter essa importante conversa com seu cliente devedor.

2. Treine seus clientes nos novos processos de pagamento

Não tem jeito de aumentar seu negócio, se seu escritório não for pago por isso. Comece a treinar seus clientes para garantir que seu escritório seja prioridade no topo da lista de pagamentos. Melhor ainda, treine seus clientes para que os pagamentos sejam feitos antecipadamente ou após a conclusão do seu trabalho.

3. Implemente tecnologia para controlar os lucros 

Se seu escritório perde horas pesquisando informações, talvez seja hora de procurar um software de gerenciamento contábil. Com a capacidade de rastrear seu tempo e faturamento, você pode faturar seus dados com mais rapidez e precisão e analisar a lucratividade de seus serviços a longo prazo. 

Em vez de lidar com as ineficiências do rastreamento e cobrança manuais, você pode usar a tecnologia da contabilidade digital para aumentar a receita sem aumentar a carga de trabalho de sua equipe.

Com a contabilidade do futuro, seu escritório pode mudar a forma de cobrança, de reativa para estratégias de pagamento proativas. Com fluxos de trabalho simplificados, dados completos do cliente e insights avançados, é possível aumentar a produtividade e a lucratividade do seu escritório. 

4. Proximidade: um valor que não tem preço

Estas dicas são altamente indicadas para a redução da inadimplência. No entanto, há uma estratégia que não pode ser esquecida nunca, com crise ou sem crise: a atenção ao cliente. 

Dedicar tempo ao relacionamento tem impacto direto sobre a inadimplência no seu escritório. Com a contabilidade do futuro, mais valor o contador pode entregar, ajudando o cliente a conquistar melhores resultados na operação, menor será a inadimplência.  Percebeu a importância de contar com a contabilidade digital para reduzir a inadimplência? Para saber mais acompanhe nosso blog.

Adriano Ferreira

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.

Dominiosistemas SiteRetargeting