Sabe aquela antiga imagem do profissional de contabilidade isolado em uma sala de escritório? Pois é, esse modelo perde cada vez mais espaço. Isso porque o mercado exige pessoas dinâmicas, que saibam se relacionar com clientes e colegas, gerenciar as demandas de maneira ágil e eficaz e, acima de tudo, apostar no marketing contábil.
Neste cenário, se antes os profissionais buscavam seus clientes batendo de porta em porta, oferecendo seus serviços contábeis, isso também mudou bastante. Atualmente, a melhor forma de captar clientes é usar com inteligência os meios digitais, construindo uma estratégia de marketing contábil.
Inbound marketing, presença nas redes sociais e produção de vídeos são apenas algumas das possibilidades que você pode explorar. Continue lendo o artigo!
Contabilidade digital: como fazer marketing contábil?
De nada adianta o seu escritório investir na jornada de digitalização do negócio, se você não divulgar esse projeto e as outras atividades e serviços ofertados. Portanto, priorizar a construção de uma estratégia de marketing é fundamental para estabelecer um ritmo constante de conquista de novos clientes e de crescimento.
Siga o passo a passo indicado na sequência e desenvolva uma comunicação inteligente para a divulgação do seu negócio.
1- Dicas em vídeo
Nunca se viu uma audiência tão grande no YouTube, Instagram, Tiktok ou Facebook como hoje. Existe um universo de oportunidades nas plataformas. Portanto, uma iniciativa estratégia para melhorar a participação de marca nas redes é a produção de conteúdos em formato de vídeo para o YouTube ou vídeos curtos para Instagram e Tiktok.
Com dicas e informações consultivas, o contador pode orientar não só os usuários da plataforma, mas também usar os vídeos para trabalhar também via WhatsApp.
2- Tom de voz da marca
Se estar nas redes é importante, manter presença constante com conteúdo de qualidade, é indispensável. O contador precisa pensar em uma estratégia de marketing completa, que ofereça conteúdo de valor, focado em temas relevantes para os seus clientes, além de não pesar em uma linguagem altamente técnica.
Aqui, lembre-se de que você precisa medir o tom e a abordagem dos materiais produzidos para as redes sociais. Nada de ficar falando de seus “produtos e serviços” como em uma propaganda. O objetivo é abordar assuntos que possam despertar o interesse das personas da sua marca, seja qual for o grau de entendimento sobre o assunto.
3- blog contábil com conteúdo relevante
Manter redes sociais sem investir em marketing de conteúdo dificilmente irá trazer resultados. Mais do que um site, você precisa manter um blog com a oferta de conteúdos úteis e relevantes para seus clientes. São esses materiais que irão fomentar a estratégia de marketing digital.
Para começar, conheça e entenda mais sobre o potencial de textos otimizados em SEO (Search Engine Optimization), em português, otimização para motores de busca. A partir do uso de SEO, você terá condições de propor conteúdos em seu site, blog, redes sociais e e-mail marketing alinhados as dores da persona e à estratégia de marketing contábil. Você precisa saber qual conteúdo e por qual meio oferecer e o SEO te ajuda a buscar essas respostas.
Além dos artigos do blog, priorize também a oferta de de material rico, como guias, e-books, whitepaper e infográficos. São uma ótima maneira de captar clientes, já que oferecem às pessoas acesso gratuito a conteúdo de valor.
Ao mesmo tempo, permitem ao escritório apresentar as soluções contábeis e coletar dados de potenciais clientes, chamados de leads na jornada de vendas no marketing.
4- Criação de webinars e eventos onlines gratuitos
Um webinar nada mais é do que uma reunião ao vivo, transmitida pela internet, com a participação de vários convidados. O objetivo pode ser fazer uma apresentação, discussão, demonstração, aula ou, simplesmente, a venda de um produto ou serviço. Como este tem um alto potencial de engajamento, vale a pena apostar neste formato.
Depois de construir uma boa audiência nas redes sociais e ter uma base de leads qualificados, busque promover webinars de temas que despertam atenção do seu público.
Faça um mapeamento das principais dúvidas e demandas, selecione uma delas e, a partir daí, defina um roteiro para o webinar, bem como o profissional responsável pela sua condução. Você pode contar com alguém do seu time ou, então, convidar um especialista no tema.
Confira alguns Webinars produzidos por nós da Thomson Reuters.
5- Participação em eventos contábeis ou não
Marcar presença em encontros voltados para capacitação e aperfeiçoamento é uma ótima maneira de ser visto (e lembrado) e, claro, de fechar novos negócios. Contudo, você pode ir além.
Já pensou em oferecer uma palestra, ministrada feita por você, por alguém da sua equipe ou, ainda, por um palestrante profissional? Planeje o evento e use o marketing contábil para convidar clientes atuais e potenciais e mobilize o máximo possível de pessoas.
Certamente, com uma boa comunicação, a adesão é praticamente garantida. Afinal, capacitação gratuita, com conteúdo de valor, é sempre interessante.
Marketing contábil: case Artdata
Com mais de 30 anos de tradição, a Artdata é um case que mostra como é possível migrar para a contabilidade digital. O escritório leva a sério a estratégia de marketing contábil.
Mantêm um blog com conteúdos relevantes e presença nas redes sociais mais populares – Facebook, Instagram e LinkedIn. Tudo para manter os clientes engajados e conquistar outros novos.
Quer conhecer mais sobre o futuro da contabilidade e a transformação digital? Leia também o artigo Transformação digital: que inovações esperar até 2030?