Facebook Pixel Code A influência dos millennials na contabilidade do futuro
×
Thomson Reuters Soluções Domínio

Quer receber conteúdos sobre contabilidade?

A newsletter oficial da Thomson Reuters em edições semanais, com conteúdo direcionado ao que você, profissional contábil, realmente precisa!

#aCertezaDosContadores

Ao enviar, você concorda com a nossa declaração de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. FECHAR
A contabilidade do futuro precisa se preparar para a geração Millenial
Futuro da Contabilidade

A influência dos millennials na contabilidade do futuro

Adriano Ferreira
29 agosto 2019 SALVAR
Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos favoritos.

Atualmente a geração Y, também chamada de geração Millennial, têm sido pauta de discussão em inúmeros meios de comunicação por conta de suas características peculiares.

Por terem nascido imersos em tecnologia e internet, além de terem crescido ao mesmo tempo em que a transformação digital se popularizava, trazem visões de mundo modernas, que refletem em tudo, desde ambiente de trabalho à prestação de serviços e preocupação com o meio ambiente, por exemplo.

Esta parcela da população nasceu entre os anos de 1981 e 1997 e, segundo pesquisa da Pew Research Center, desde 2016 tornou-se a maior geração em idade de trabalho de grandes países como os Estados Unidos. 

Ao mesmo tempo em que a geração Y está liderando a força de trabalho norte-americana, os membros mais velhos da geração pós-Millennials estão agora em idade de trabalhar. 

Ou seja, mais de um terço dos trabalhadores e, consequentemente, consumidores, são nativos digitais. Refletir sobre estes dados é crucial para que as empresas repensem seus modelos de negócio e invistam cada vez mais em inovação e tecnologia, de forma que agradem esta importante parcela da população.

Neste post, vamos mostrar quem são os Millennials e de que forma eles estão contribuindo para transformar a contabilidade do futuro!  

Como a geração Millennial está mudando o mundo

Separar a população mundial em gerações possibilita a análise das pessoas tanto em relação ao estágio de vida em que se encontram, quanto ao seu papel na sociedade entre os demais indivíduos que nasceram no mesmo período de tempo.

Esta separação permite que as características de cada grupo de pessoas sejam mais facilmente analisadas, principalmente em relação ao impacto no futuro da economia mundial.

O fato da geração Millennial ter crescido imersa em tecnologia a torna muito diferente de todas as outras que já viveram ou vivem em nossa sociedade.  

Por exemplo, 92% dos millennials norte-americanos possuem smartphones, ou seja, ao escolherem os serviços de uma empresa, plataformas digitais e acesso por dispositivos móveis é essencial.

Mas não só isso, muitas outras características devem ser consideradas na hora de contratar ou alcançar esta extensa parcela da população:

  • Resenhas e feedbacks 

A geração Y se baseia em opiniões deixadas por outras pessoas na internet antes de optarem por um serviço ou comprarem um produto. Construir e nutrir uma rede de seguidores pode mudar a forma com que uma marca se envolve com clientes e possíveis clientes. 

  • Experiência do usuário

Millennials são exigentes e críticos, ou seja, sua experiência com a marca deve ser levada a sério do começo ao fim. Além disso, eles são desapegados, então qualquer processo demorado ou burocrático demais pode facilmente ser trocado por um serviço melhor. As empresas precisam ver como estão entregando o atendimento ao cliente e identificar as expectativas de cada geração para alcançar todos os tipos de pessoas. 

  • Responsabilidade social

A geração Y se preocupa muito com responsabilidade social e o futuro do planeta. Uma cultura organizacional que proponha boas ações pode fazer a diferença na hora de escolher uma empresa para trabalhar ou consumir seus produtos.

  • Benefícios e flexibilidade

Os millennials são muito preocupados com estabilidade financeira, então podem trocar de empregos algumas vezes antes de encontrarem o lugar ideal. Nesta busca, flexibilidade de horários, crescimento pessoal e profissional e benefícios justos podem ser grandes diferenciais. 

Você deve estar pensando que estas características podem ser consideradas por todos os tipos de empresas, certo? Então agora vamos focar nos impactos da geração Y no futuro do mercado contábil! 

Millennials na contabilidade do futuro

Com uma força de trabalho de aproximadamente 53,5 milhões de millennials nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas de todos os setores, principalmente as de contabilidade, não podem ignorar o impacto que esse grupo tem na economia mundial. 

Em relação ao recrutamento e retenção de talentos da geração Y, o mercado contábil deve considerar algumas mudanças essenciais, principalmente em relação à flexibilidade, como já dissemos acima. 

Um importante diferencial para obter os melhores profissionais é reconhecer que as linhas entre o tempo pessoal e o tempo de trabalho devem ser bem definidas e a flexibilidade é uma parte essencial disso. 

A tecnologia é o fator que torna o equilíbrio entre vida profissional e pessoal possível. A computação em nuvem permite que os registros e dados sejam acessados de qualquer lugar e a utilização de plataformas digitais de gestão, como o ONVIO da Domínio Thomson Reuters, facilita o dia-a-dia dos contadores e agiliza todos os processos. 

Uma outra tendência que está moldando o crescimento da contabilidade do futuro é diversificação da oferta de serviços. Muitos escritórios contábeis estão aproveitando a predisposição tecnológica da geração Y para expandir especialidades já existentes, como consultoria em segurança cibernética ou inteligência artificial para clientes agrícolas, por exemplo. 

Além disso, os millennials têm um perfil mais colaborativo e inclusivo para a solução de problemas, o que também tem contribuído para moldar a contabilidade do futuro.

Atualmente os escritórios contábeis já confiam mais no trabalho em equipe do que nos anos anteriores e isso pode levar inúmeros benefícios para toda a empresa, principalmente no que diz respeito à mistura de conhecimentos e características de profissionais de gerações diferentes.

ONVIO, a escolha da geração Millennial

O ONVIO é o software em nuvem da Thomson Reuters. Criado para facilitar a gestão de todas as necessidades do escritório, dá flexibilidade para os contadores e liberdade para que eles e os clientes gerem resultados juntos, trabalhando cada vez mais próximos.

Sua tecnologia permite que escritórios, clientes e funcionários troquem informações em tempo real pela mesma plataforma e ainda garante os padrões globais de segurança da Thomson Reuters para que todos trabalhem com tranquilidade. 
Para mais conteúdo atuais sobre a transformação digital do mercado contábil, confira o blog da Domínio!

Adriano Ferreira

Nossa Declaração de Privacidade e Política de Cookies

Todos os sites da Thomson Reuters usam cookies para melhorar sua experiência on-line. Eles foram colocados no seu computador quando você acessou este site. Você pode alterar suas configurações de cookie através do seu navegador.

Dominiosistemas SiteRetargeting