Em busca das respostas mais confiáveis, nossos profissionais têm participado diretamente das decisões do eSocial, levando informação legítima para o sistema e, consequentemente, para os nossos clientes.
A especialista de produtos da Thomson Reuters, Marianna Saggiorato, é uma das colaboradoras que atua junto com as empresas piloto avaliando cada passo do eSocial. “Participo das reuniões semanais online e das periódicas presenciais. É por meio delas que os principais problemas do eSocial são levantados e fazemos as correções e as adaptações do sistema. Apesar do desafio e das inúmeras conversas, todos desejamos o sucesso da ferramenta, pois por meio dela os processos serão mais simplificados e seguros para todos”, comenta a profissional que ainda faz parte do Grupo de Trabalho das Empresas Piloto desde 2016 – apenas as maiores empresas do país participam.
A profissional também esteve presente na reunião de homologação do eSocial. “Esse momento foi um dos mais relevantes para o projeto seguir e ocorreu semanas antes da liberação das versões dos leiautes”, acrescenta Marianna que abaixo detalha a sua participação nos eventos que envolvem o eSocial.
Participação nas Reuniões do GT Fenacon
No início de 2016 a Fenacon iniciou um projeto em parceria com as empresas de software contábil, a fim de levar para o Grupo de Trabalho Confederativo do eSocial – grupo que avalia as alterações do sistema – as principais necessidades da classe contábil e das empresas como um todo. Nessas reuniões listamos as preocupações que tínhamos sobre o tamanho e a estrutura do eSocial, além de apontarmos nossas dificuldades com o sistema e demais dúvidas de leiautes. Por meio da Fenacon foi possível ingressar no grupo de trabalho para homologação do sistema eSocial.
Participação nas Homologações do Sistema eSocial
A cada versão de leiaute liberado para o eSocial, é realizada uma semana de homologação do sistema. Ela é voltada para testes e validações das alterações realizadas nesses leiautes. Estavam presentes empresas do Grupo Piloto e suas softwarehouses, empresas de software contábil, além da Fenacon. Nós participamos ativamente dessa semana efetuando validações, encontrando erros das validações efetuadas, além da solicitação constante de melhorias no processo do eSocial.
Participamos desde maio de 2017, homologando os leiautes e validando com as informações existentes no nosso sistema. Por meio da homologação levantamos pontos no sistema que podem ser melhorados.
Participação nas Reuniões do GT Piloto
Os participantes do Grupo de Trabalho Confederativo se reúnem com as empresas do Grupo de Trabalho Piloto a fim de avaliar as demandas das mesmas, apurar as principais dificuldades e informar o que está sendo estudado em próximos leiautes. As reuniões são importantes para anteciparmos situações que podem ser trabalhadas em nosso sistema antes mesmo da publicação oficial do leiaute.
eSocial: um plano que construímos juntos
Em maio, o gerente sênior de desenvolvimento de software da Thomson Reuters, Antônio Marcos de Oliveira, esteve em uma reunião do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília e abordou as melhorias do eSocial. “Discutimos junto da direção do CFC a respeito de melhorias na implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas para o eSocial. Como o nosso olhar é o olhar do cliente, temos a responsabilidade de ser porta-voz do que pode ser melhorado na ferramenta”, pontua o gerente.