Na era de tecnologia na contabilidade, mais do que nunca é preciso acompanhar as tendências e a evolução digital para entregar o que os clientes querem e precisam. Nesse caminho, o contador digital que souber usar a tecnologia a seu favor será o mais bem sucedido.
Para enfrentar melhor a concorrência acirrada, seu escritório, além de ser tornar digital, precisa investir em um site! Mas não basta ter um. É preciso desenvolver seu marketing contábil e manter o site atualizado. O que pode ajudar a identificar oportunidades de melhorias para seu negócio.
Além disso, utilizando a contabilidade gerencial – análise de custos, verificação da rentabilidade, descritivo de suas receitas e de seus gastos – você pode comparar sua empresa com concorrentes. E usar dados do mercado para entender melhor o contexto em que você está trabalhando.
O objetivo da contabilidade gerencial é servir como instrumento para auxiliar o dono do negócio ou o gestor de uma empresa a tomar suas decisões com base em dados concretos.
E, então, contador digital, está satisfeito com o site atual do seu escritório?
Como usar o marketing contábil para ter um site de sucesso
Há muito tempo tornou-se obrigatório ter uma página na internet. Afinal, de acordo com matéria de Douglas Ciriaco, do Portal Tecmundo, em que aborda o relatório Digital in 2018, divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social, hoje no Brasil são cerca de 120 milhões de brasileiros conectados. É o 3º país em números de usuários de internet.
Segundo o mesmo relatório, em termos mundiais, se o seu interesse é expandir o escritório, isso significa ter acesso a mais de 4 bilhões de internautas. O que corresponde a 53% da população mundial, na época do relatório.
Se você está analisando criticamente o seu site atual, ou tem planos para reformulá-lo, é hora de verificar o que pode estar faltando para torná-lo mais ágil e atraente. Pergunte-se:
- Há quanto tempo ele não é atualizado?
- Sua construção privilegia as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization)?
- Ele reflete sua oferta atual de serviços?
Um site profissional, moderno e atualizado é importante para a criação de estratégias de marketing contábil. Ele é o canal ideal, já que está on-line 24 horas por dia e 7 dias por semana. Uma vitrine que consiga passar para o mercado aquilo que você faz, que mostre quais são os diferenciais do seu atendimento e quais os benefícios seus clientes vão ter.
Você precisa, então, ter um site completo, que disponha de ferramentas acopladas para oferecer todos os tipos de funcionalidades e que transmita um ar de modernidade.
7 dicas para ter um site contábil bem posicionado no Google
1. Reveja o planejamento do site contábil
É a base para todo o projeto. Se o escritório já possui um site ativo, vale avaliar alguns pontos: O que está dando certo e o que precisa ser mudado? O design e layout do site ainda refletem a identidade da empresa?
De qualquer forma o planejamento será a etapa determinante para conhecer o tamanho do projeto, garantir a modernização e os resultados do seu marketing contábil.
Outras questões importantes que devem ser consideradas são a definição do seu público-alvo e também das palavras-chave, que vão ajudar a posicionar o site nos mecanismos de busca.
2. Design simples
Parece óbvio, mas a importância da simplicidade é às vezes negligenciada. Você não precisa ser expert em design gráfico para saber que uma página sobrecarregada de informações não é de fácil leitura.
Muitos empresários ao criar seu primeiro site acham que o espaço vazio em uma página é um desperdício. No entanto, o espaço em branco tem baixa complexidade visual e também torna seus botões de call to action mais impactantes. Outra coisa a evitar são os pop-ups irritantes!
3. Mobilidade
Hoje os clientes querem acessar seu site contábil por qualquer dispositivo móvel. Priorize a experiência do usuário ao torná-la compatível com dispositivos móveis. Se a interação com seu site no celular de um cliente em potencial não for fácil e rápida, logo ele procurará outro. O Google Analytics fornece um detalhamento sobre quais dispositivos os visitantes do seu site usam — aproveite ao máximo essas informações de acesso livre.
4. Produza conteúdo relevante e atualizado
Pense sobre os detalhes do site: página inicial, história da empresa, depoimentos de clientes, descrição dos serviços e como entrar em contato. Essa é a estrutura básica de conteúdo que o site precisa ter. Além disso, o uso correto e incisivo das palavras-chave garantirá que seus futuros clientes cheguem ao site.
FAQs ( Frequently Asked Questions ou Perguntas mais Frequentes) e construção de blogs ajudarão sua empresa a se tornar referência no segmento de atuação. Evite jargões e mantenha a linguagem simples, em textos claros, concisos e interessantes.
Os estudos de caso de referência também são uma boa maneira de fornecer evidências de seus serviços de alta qualidade. Além disso, mantenha o conteúdo atualizado regularmente. Tudo isso agrega valor à estratégia do escritório.
Canais diretos com clientes (seja por e-mail ou aplicativos como o Skype e o Whatsapp Business) e prospects (possíveis consumidores) também são bons aliados para manter a comunicação próxima e ágil ao mesmo tempo. O site será melhor posicionado pelos mecanismos de busca, atraindo leads que poderão ser nutridos e transformados em clientes.
Para se aprofundar no assunto, leia nosso material completo sobre Marketing de Conteúdo para Escritórios Contábeis.
5. Seja criativo
Em termos de design, a hierarquia visual denota o vídeo como o mais agradável. E, nesta era digital, os clientes potenciais esperam que a informação seja transmitida de maneiras visualmente interessantes.
Web design é uma coisa, mas direcionar o tráfego para tornar seu site um sucesso é outra completamente diferente. Para melhorar o posicionamento do seu site nas listas de pesquisa, o algoritmo do Google precisa que os conteúdos sejam otimizados com o uso de palavras-chave, que são os termos buscados pelos usuários.
6. Uso de redes sociais
Muitos consumidores leem avaliações antes de confiar em um negócio. Além disso, as opiniões on-line já têm preferência na tomada de decisão (em relação às indicações de referências offline).
Os números são bastante expressivos, o que têm levado empresas a desenvolver estratégias específicas de atuação. Com o contador digital não seria diferente!
Ao fortalecer a identidade nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, seu escritório constrói credibilidade e torna-se referência para seus seguidores. Com esse trabalho de marketing contábil, é possível angariar novos clientes, colaboradores, parceiros e até mesmo admiradores do trabalho desenvolvido.
7. Verba
A verba é importante para o marketing contábil. Não é tanto uma questão de muito ou pouco dinheiro para investir, mas de se organizar para gastar estrategicamente e não ficar sem recursos no meio de uma ação.
Antes de fazer qualquer investimento, pense se o que pretende desenvolver lhe aproxima dos seus objetivos. Se a reposta foi sim, vá em frente! Em caso de dúvida, evite gastar com ações que não estejam no foco da estratégia.
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